60% das obras de infraestrutura em SC estão atrasadas, afirma Fiesc

Publicidade

O levantamento da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) revelou que 60,4% das obras de infraestrutura estão atrasadas no Estado. Divulgada na manhã desta segunda-feira, em Florianópolis, a pesquisa acompanhou 58 obras nas áreas aeroviária, aquaviária, ferroviária e rodoviária. No total, todas as obras monitoradas pela entidade totalizam R$ 6,8 bilhões em investimentos.

Das 58 construções, 16 delas têm o andamento comprometido  – representando 27,6% – 19 estão com o prazo expirado (32,8%), oito estão em andamento (13,8%) e apenas 15 foram concluídas (25,8%).

— Esse cenário tem grande impacto na competitividade das nossas empresas frente ao mercado internacional. O custo da logística fica muito mais caro— , alerta Glauco José Côrte, presidente da Fiesc.

Publicidade

Além de trazer uma radiografia sobre a situação das principais obras em andamento, o documento apresenta propostas para melhorar a infraestrutura no transportes catarinense.

Segundo a Fiesc, entre os principais obstáculos para a não realização das obras estão a falta de recursos financeiros (20%), desapropriação (17,8%), projetos e estudos (11,1%), sítio indígena (8,9%), licitação (8,9%), licenciamento ambiental (4,4%) e outros (28,9%).

Melhorias

No estudo, a Fiesc apresentou propostas para a melhoria do transporte catarinense que estão fundamentadas em quatro matrizes; planejamento; política e gestão; investimentos e logística interna das empresas.

A entidade também defendeu a realização de um planejamento integrado que envolva todos os aspectos ambientais e de infraestrutura para o curto médio e longo prazos. E para isso, seria necessário a elaboração de um estudo de viabilidade para implantar um sistema intermodal de transporte.

 

(Por Diário Catarinense)
Foto: Sirli Freitas

Publicidade