Ação na Praça das Figueiras realiza 50 testes rápidos

Cerca de 50 testes rápidos para detecção de HIV e Sífilis foram realizados durante a ação de sensibilização organizada pelo Centro de Diagnóstico e Tratamento (Cedit) de Camboriú, nesta sexta-feira, dia 9. O trabalho faz parte do cronograma especial de sensibilização sobre infecções sexualmente transmissíveis, com foco no Carnaval, e ocorreu na Praça das Figueiras, no Centro.

Preservativos masculinos e femininos, além de géis lubrificantes, foram entregues aos moradores durante a ação. Cinco testagens realizadas deram reagente para Sífilis. Os moradores foram aconselhados por um psicólogo e direcionados para a Unidade Básica de Saúde do bairro em que moram. Com o encaminhamento, será possível confirmar o diagnóstico e, caso necessário, iniciados o acampamento e o tratamento com medicamentos.
“O principal objetivo dessa ação era sensibilizar a população de Camboriú sobre a importância da prevenção das infecções sexualmente transmissíveis, dos testes rápidos e do diagnóstico precoce. Com esse diagnóstico, aliás, podemos iniciar o tratamento com os moradores e diminuir a cadeia de transmissão das infecções”, comenta a coordenadora do Cedit, Gabriela Garcia Torres Pereira.
Cronograma de Carnaval
Materiais preventivos foram entregues em todas as unidades básicas e especializadas de Camboriú, farmácias municipais, Policlínica Central e Secretaria de Saúde. Além disso, profissionais do Cedit visitaram bares e casas noturnas para orientar os proprietários e entregar os insumos. Na quinta-feira, dia 8, a ação de sensibilização foi realizada no bairro Monte Alegre – no estacionamento do supermercado Komprão Koch Atacadista.
Testagens diárias
Testes rápidos são realizados nas Unidades de Saúde dos bairros diariamente. “Não há necessidade de agendamento. Os moradores só precisam procurar o enfermeiro responsável pela unidade e demonstrar interesse. As testagens são feitas por meio de uma picada no dedo e o resultado fica pronto após 30 minutos”, explica o secretário de Saúde, Ronnye Peterson Nasser dos Santos. As Unidades funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 12 horas e das 13h30min às 17 horas.
error: Este conteúdo é protegido. As fontes estão mencionadas no final da matéria.