Alunos de Camboriú realizam mostra pedagógica inspirada em Monteiro Lobato

Alunos do 4° ano da escola municipal Profº Artur Sichmann – extensão José Arantes realizaram uma mostra literária na tarde de terça-feira, dia 28. As crianças, entre 9 e 10 anos, apresentaram para colegas de outras turmas livros produzidos por eles com trechos tirados de histórias do Sítio do Picapau Amarelo, do escritor Monteiro Lobato, e releituras de imagens dos personagens. Todos os mais de 20 trabalhos foram assinados pelos visitantes como forma de recordação.

Os livros foram produzidos em sala de aula, durante seis meses. Para desenvolvimento dos trabalhos, os alunos leram as histórias e transcreveram os momentos que mais os chamaram atenção. Dentre os textos de Monteiro Lobato que serviram de inspiração estão “Caçadas de Pedrinho”, “Reinações de Narizinho”, “Memórias de Emília”, “Reforma da Natureza”, “Dom Quixote das Crianças”, entre outros.
A professora responsável pelo projeto, Nilsete da Silva, comenta que a produção dos livros buscava despertar o interesse pela leitura de forma lúdica nos alunos. “Iniciamos o ano com o projeto de leitura em sala de aula e os alunos escolheram as histórias. Isso fez com que as crianças tomasse gosto pela leitura, aprendessem um vocabulário mais rico e se deixassem levar pelo mundo da imaginação”, aponta.
A aluna Maria Eduarda Procópio Kühl, de 10 anos, fez o livro com base no que leu em “Aritmética da Emília”, história que facilita a compreensão de cálculos matemáticos ao longo da narrativa. “A história me ajudou muito. Tinha problemas com frações nas aulas de matemática. Eu tentava entender, de verdade, mas nunca conseguia. Tudo passou a ser mais fácil depois de ler o livro”, completa.
Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com