Bairro dos Municípios ganhará iluminação LED

O Bairro dos Municípios será o primeiro de Balneário Camboriú a receber tecnologia LED em todos os pontos de iluminação. Para implementar essa melhoria, a Administração Pública abriu licitação para contratar empresa especializada, a qual irá executar obras de infraestrutura da iluminação pública e fornecer material e mão de obra.

Avenidas, ruas movimentadas e entornos, como o do Hospital Ruth Cardoso e de colégios, receberão luminárias com potência de 237 watts, o que irá uniformizar a iluminação. Atualmente, predominam lâmpadas de vapor metálico. No total, serão implantadas 622 luminárias. Em alguns trechos, deverá ocorrer ampliação da rede.



“A iluminação é questão também de segurança pública e as melhorias que estamos promovendo visam a renovação do sistema e a intenção é expandir o projeto para outros bairros posteriormente”, disse o prefeito Fabrício Oliveira.

De acordo com o gestor da Contribuição para o Custeio da Iluminação Pública (COSIP), Anderson dos Santos, o Bairro dos Municípios foi escolhido para ser o primeiro em razão de necessitar de melhorias mais urgentes.

Além de proporcionar ao olho humano uma percepção maior de claridade, a tecnologia LED gera economia, pois o consumo de energia pode chegar até 75% menos que o consumo das luminárias tradicionais. A vida útil também é maior.

“O LED é a forma mais econômica e eficaz para modernizar a iluminação. A ideia é depois seguir um cronograma para toda a cidade”, afirma Anderson.

O prazo para cadastramento de empresas interessadas em participar da licitação termina em 29 de novembro, às 17h. A abertura dos envelopes será dia 30, na Secretaria de Compras. A tomada de preços 227/2018, referente ao Bairro dos Municípios, pode ser lida no link https://goo.gl/f2iKWu . Depois de definida a empresa, a estimativa é de que a nova iluminação esteja implantada entre 60 e 90 dias, segundo Anderson.

A tecnologia LED facilitará posteriormente a instalação de internet wifi e câmaras de segurança. “O primeiro passo para uma cidade se tornar inteligente é investir na modernização da iluminação pública. A tecnologia das luminárias apresenta a possibilidade de se acoplar câmaras de segurança e roteadores”, comenta o gestor.

Luminárias LED já foram colocadas no Calçadão da Avenida Central e no trecho novo da 4ª Avenida. Para a instalação delas na 3ª Avenida, está em andamento uma licitação para contratação de empresa, cujo prazo de cadastramento termina dia 27. A tomada de preços 224/2018, referente à 3ª Avenida, pode ser lida no link https://goo.gl/zcaVFw .

error: Este conteúdo é protegido. As fontes estão mencionadas no final da matéria.