Baleia de 7 metros é encontrada morta em praia de SC

Na manhã deste domingo (05) uma baleia juvenil da espécie baleia-de-Bryde (Balaenoptera edeni), com cerca de 7 metros de comprimento, foi encontrada morta na Praia dos Ingleses, no norte de Florianópolis. As informações são da ONG R3 Animal. Biólogas e veterinárias da entidade estiveram no local e isolaram a área.

Será realizada a necropsia do animal no local para tentar identificar qual a causa da morte. Na segunda-feira, o animal será enterrado com o apoio da Intendência da Prefeitura de Florianópolis no Norte da Ilha e da Polícia Militar Ambiental.



A Baleia-de-Bryde é uma espécie que habita águas tropicais e subtropicais de todos os oceanos, tanto em áreas costeiras como oceânicas. Apresenta um corpo longo e estreito e uma pequena nadadeira dorsal.

À tarde, o sul da Ilha registrou outra ocorrência: um filhote de baleia encalhou na Praia da Armação do Pântano do Sul. Moradores e pescadores conseguiram empurrar o mamífero de volta para o mar por volta das 15h, antes que a R3 ou algum órgão ambiental aparecesse. Pelas imagens, aparentemente trata-se de uma baleia franca. No entanto, a espécie não foi confirmada.

Em dezembro do ano passado, uma Baleia-de-Bryde encalhou viva em Paulo Lopes, entre a Praia da Gamboa e a Guarda do Embaú. Naquela ocasião, equipes da Associação R3 Animal, Projeto Baleia Franca e UDESC conseguiram desencalhar o cetáceo com sucesso com o auxílio do Corpo de Bombeiros de Palhoça, da PM e uma traineira de pesca que navegava próximo ao local.

Se você encontrar um mamífero, tartaruga ou ave marinha morta ou debilitada, ligue 0800 642 3341.

error: Este conteúdo é protegido. As fontes estão mencionadas no final da matéria.