Baleia de 7 metros é encontrada morta em praia de SC

Na manhã deste domingo (05) uma baleia juvenil da espécie baleia-de-Bryde (Balaenoptera edeni), com cerca de 7 metros de comprimento, foi encontrada morta na Praia dos Ingleses, no norte de Florianópolis. As informações são da ONG R3 Animal. Biólogas e veterinárias da entidade estiveram no local e isolaram a área.

Será realizada a necropsia do animal no local para tentar identificar qual a causa da morte. Na segunda-feira, o animal será enterrado com o apoio da Intendência da Prefeitura de Florianópolis no Norte da Ilha e da Polícia Militar Ambiental.



A Baleia-de-Bryde é uma espécie que habita águas tropicais e subtropicais de todos os oceanos, tanto em áreas costeiras como oceânicas. Apresenta um corpo longo e estreito e uma pequena nadadeira dorsal.

À tarde, o sul da Ilha registrou outra ocorrência: um filhote de baleia encalhou na Praia da Armação do Pântano do Sul. Moradores e pescadores conseguiram empurrar o mamífero de volta para o mar por volta das 15h, antes que a R3 ou algum órgão ambiental aparecesse. Pelas imagens, aparentemente trata-se de uma baleia franca. No entanto, a espécie não foi confirmada.

Em dezembro do ano passado, uma Baleia-de-Bryde encalhou viva em Paulo Lopes, entre a Praia da Gamboa e a Guarda do Embaú. Naquela ocasião, equipes da Associação R3 Animal, Projeto Baleia Franca e UDESC conseguiram desencalhar o cetáceo com sucesso com o auxílio do Corpo de Bombeiros de Palhoça, da PM e uma traineira de pesca que navegava próximo ao local.

Se você encontrar um mamífero, tartaruga ou ave marinha morta ou debilitada, ligue 0800 642 3341.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com