Balneário Camboriú adere ao Projeto Educação Empreendedora do SEBRAE

Em 2017 a Prefeitura de Balneário Camboriú aderiu ao Programa Cidade Empreendedora, do Sebrae. O programa realiza toda a promoção do ambiente de negócios com ações de políticas públicas, desenvolvimento territorial e educação empreendedora. Nesta segunda-feira (31), foi lançada a ação do programa voltada ao ensino, o projeto “Educação Empreendedora”. Cerca de 800 profissionais da educação participaram do lançamento, seguido de palestra com a consultora do Sebrae, Iara Calil.

O Programa Nacional de Educação Empreendedora visa ampliar, promover e disseminar a educação empreendedora nas instituições de ensino por meio da oferta de conteúdos de empreendedorismo. Ele trabalha com professores e alunos em duas frentes principais: o desenvolvimento de competências empreendedoras e a possibilidade de inserção sustentada no mundo do trabalho. “Empreender com os profissionais da educação é empreender com o que temos de mais valioso, que são os nossos alunos. O programa vai consolidar a cultura empreendedora na educação e trazer importantes avanços”, disse o prefeito, Fabrício Oliveira.

O programa trabalha com professores e alunos em duas frentes principais: o desenvolvimento de competências empreendedoras e a possibilidade de inserção sustentada no mundo do trabalho. Neste ano, o CEM Taquaras, CEM Iate Clube e o CEM Antônio Lúcio irão participar do programa, que ano que vem expandirá para as demais escolas. Para que o conteúdo seja levado para a sala de aula, antes os professores passarão por formação. “O Educação Empreendedora veio ao encontro daquilo que nós estávamos buscando para transformar a educação de nossos alunos. Porque ele incentiva os alunos a primeiro a se autoconhecer, e a partir daí se tornar autônomo criativo” falou a secretária de Educação, Denize Leite.

“Pra esse ano nós vamos aplicar uma metodologia que se chama JEPP – Jovens Empreendedores Primeiros Passos, que vai ser utilizada em três escolas municipais. O objetivo é trabalhar com os alunos de 1º ao 9º ano conceitos de empreendedorismo. Não só na ótica de abertura de negócios, mas o empreendedorismo pra vida, com ações transversais que vão permear todas as disciplinas e trabalhar conceitos como de ética, cidadania, responsabilidade social”, falou a Coordenadora do Programa Educação Empreendedora, Mariana Vitarelli.

Durante a palestra “A Importância do Empreendedorismo na Educação Escolar”, Iara Calil ressaltou a importância dos profissionais da educação na transformação da sociedade. E abordou questões de valorização e motivação para estimular o espírito empreendedor dos profissionais.

_____________________
Informações Adicionais:

Secretaria de Educação
(47) 3363-7144

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com