Balneário Camboriú e Camboriú assinam parceria para estudo do Parque Inundável nesta segunda-feira

Publicidade

Nesta segunda-feira (29), o prefeito de Balneário Camboriú, Fabrício Oliveira e o prefeito de Camboriú, Élcio Kuhnen, assinarão parceria para o estudo do Parque Inundável. A assinatura será realizada às 16h, no gabinete do prefeito de Camboriú. O Parque Inundável multiuso tem com objetivo regularizar a vazão do Rio Camboriú e conter cheias nas áreas ribeirinhas.

“Esse será mais um passo importante para a implantação do Parque que contempla múltiplas ações conjuntas de despoluição e revitalização da bacia do Rio Camboriú, e que atende, ainda, à proteção das águas para o abastecimento das duas cidades, contenção de cheias e a criação de um espaço dedicado ao turismo e lazer integrado ao meio ambiente”, afirmou Fabrício Oliveira.

O Parque Inundável será de responsabilidade da Empresa Municipal de Água e Saneamento de Balneário Camboriú (EMASA). De acordo com o diretor-geral da EMASA, Carlos Haacke, o local terá capacidade para armazenar de 2 a 3 bilhões de litros de água bruta, para serem usadas quando necessário. “Nossa intenção é que o estudo do Parque fique pronto até o segundo semestre de 2018 e a partir daí, serão avaliadas e definidas as áreas que ele abrangerá em sua implantação”, comentou.

Publicidade

A ideia do Parque Inundável foi sugerida pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Camboriú, como a solução mais eficiente para os dois momentos extremos do Rio Camboriú: estiagem e cheia. Além de aumentar a disponibilidade hídrica e deter as vazões de cheias, o projeto também será um espaço para uso recreativo e de conservação ambiental dessa área.

Publicidade