Balneário Camboriú e Camboriú firmam parceria para implantação do Parque Inundável

Um Parque Inundável Multiuso, com funções de reservação de água, contenção de cheias e espaço de lazer. Esta é a proposta de um projeto que está sendo desenvolvido de forma conjunta entre as Prefeituras de Camboriú e Balneário Camboriú. Nesta segunda-feira, dia 29, o prefeito de Camboriú, Elcio Rogério Kuhnen e o Prefeito de Balneário, Fabrício Oliveira, assinaram um decreto, tornando de utilidade pública, áreas do interior do município. O que vai permitir o início do levantamento de campo para o parque.

“O Parque terá funções muito importantes, principalmente em momentos de falta de água e de cheias, problemas que Camboriú e Balneário enfrentam. Essa união dos dois municípios é essencial para que possamos desenvolver soluções de problemas comuns”, defende o prefeito Elcio.
O prefeito esclarece que a área exata do parque será definida após os estudos, que serão realizados pela Empresa Municipal de Água e Saneamento de Balneário Camboriú (Emasa). “O decreto tem o objetivo de indicar as áreas que podem ser utilizadas para o parque, mas este é o primeiro passo. Há uma verificação nos locais, o diálogo com os proprietários e a finalização do projeto”, detalha Elcio. O objetivo da Emasa é apresentar este levantamento no segundo semestre de 2018.
O prefeito de Balneário Camboriú, Fabrício Oliveira, acompanhou a assinatura do decreto e reforçou a parceria entre os Municípios para a realização do Parque Inundável Multiuso. “É uma ação sustentável, de longo prazo, que vai colaborar com a economia de Camboriú e garantir a manutenção das matrizes econômicas de Balneário Camboriú – o turismo e a construção civil”, afirmou.
O projeto foi proposto às Prefeituras pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Camboriú. O presidente do Comitê, Paulo Ricardo Schwingel, definiu o momento como histórico. “Há 10 anos o Comitê tenta unir as duas cidades em busca de um projeto que garanta segurança hídrica da Bacia Hidrográfica. O parque será muito importante”, defendeu.
Acordo assinado em dezembro 
O decreto de utilidade pública é um dos itens do acordo firmado entre os dois municípios em dezembro. No acordo, Camboriú faria o decreto de utilidade pública e Emasa ficou responsável pelas contratações de projetos, licenciamento ambiental, possíveis desapropriações e a instalação da infraestrutura necessária para o Parque Inundável Multiuso.
WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com