Balneário Camboriú é destaque nacional em Segurança e Meio Ambiente

Balneário Camboriú foi destaque nacional em estudo feito pela empresa de consultoria Urban Systems, referência no setor, que avaliou cerca de 700 municípios brasileiros em diversos eixos. Meio Ambiente e Segurança foram os dois eixos em que a cidade mais se destaca. Entre as 100 cidades ranqueadas, Balneário ocupa a 2ª posição no eixo Meio Ambiente, e ficou como a 4ª colocada em Segurança, sendo que em ambos os eixos é destaque na região Sul. O resultado foi divulgado nesta terça-feira (04), no Fórum Connected Smart Cities, que ocorre em São Paulo.

No ranking geral das 100 cidades conectadas e inteligentes divulgado pela Urban Systems, Balneário saltou da 62ª posição, que ocupava no estudo divulgado em 2017, para a 24ª posição no estudo atual de 2018.



“Esse estudo é importante porque nos posiciona quanto aos vários eixos pesquisados e mostra que estamos evoluindo notadamente, principalmente, no estudo relativo ao Meio Ambiente e Segurança. No primeiro, estamos levando o sistema de esgoto para todos os bairros para cumprir nosso objetivo de uma cidade 100% saneada e inscrevemos duas praias no Programa Bandeira Azul, de certificação internacional, que já teve aprovação na primeira etapa. E na Segurança, onde nosso desempenho é destaque no sul do Brasil, como a cidade mais segura. Estes dois eixos são fundamentais para uma cidade turística como a nossa e passa uma imagem muito positiva. Mas, também nos demais eixos, há ações de governo no sentido de melhorar o desempenho de nossa cidade”, destacou o prefeito Fabrício Oliveira.

No eixo Meio Ambiente, que mede atendimento de sistema de esgoto, coleta de resíduos sólidos, e abastecimento de água, entre outros itens, Balneário Camboriú ficou como a 2ª colocada entre as cidades brasileiras pesquisadas, dividindo com Porto Alegre (que ocupa a 10ª posição) o destaque nesta área no Sul do Brasil.

No eixo Segurança, teve importante evolução, passando da 16ª posição no estudo de 2017, para a 4ª posição no ranking divulgado este ano, sendo que entre as 10 cidades mais seguras do país, Balneário é o grande destaque da região Sul. Entre as cidades brasileiras pesquisadas do porte de 100 a 500 mil habitantes, Balneário Camboriú ocupa a 1ª posição no eixo Segurança. O estudo neste eixo é feito com base nos números da segurança pública, em que a cidade se destaca por apresentar índice de homicídio de 8,35 por 100 mil habitantes. Também são analisados indicadores indiretos, como iluminação pública.

No estudo divulgado na terça-feira (4), Curitiba ocupa a 1ª posição no ranking, tendo ultrapassado a capital paulista que era a melhor posicionada no ranking de 2017 e agora é a segunda colocada. O estudo é composto por 70 indicadores divididos em 11 eixos: mobilidade, meio ambiente, segurança, urbanismo, economia, energia, tecnologia e inovação, saúde, educação, empreendedorismo e governança.

O Fórum segue nesta quarta-feira (05), com uma série de workshops. Para o diretor do departamento de Assistência à Juventude, Douglas Aguirre, que participa do Fórum, “os workshops propiciam muitos contatos e conhecimento acerca das soluções encontradas pelas cidades em diversas áreas que servem de modelo para soluções semelhantes adaptadas em outras cidades. Há também contato com empresas de alta tecnologia e profissionais especializados em cada um dos eixos abordados. Esses contatos, as soluções inovadoras apresentadas e as trocas de experiência entre os participantes propiciam um importante legado do evento que levamos para a nossa cidade”, concluiu Aguirre.

Segue a lista das cidades catarinenses entre as 100 ranqueadas:

Florianópolis – 5ª. posição

Blumenau – 16ª. posição

Balneário Camboriú – 24ª. posição

Joinville – 30ª. posição

Itajaí – 31ª. posição

Jaraguá do Sul – 68ª. posição

error: Este conteúdo é protegido. As fontes estão mencionadas no final da matéria.