Balneário Camboriú iniciou instalação de pontos topográficos pela cidade

Nesta terça-feira (12), foram instalados seis Marcos Geodésicos de Alta Precisão em Balneário Camboriú. Os equipamentos, que servirão de referência para todo tipo de obras de engenharia na cidade, formam uma rede de pontos uniformes e geometricamente distribuídos com coordenadas geográficas precisas (latitude, longitude e altitude). Esta é a primeira fase de um projeto desenvolvido pelo Setor de Topografia da Secretaria de Planejamento, que prevê a instalação de uma série de Marcos Geodésicos pela cidade.

Neste primeiro momento, foram instalados três Marcos Geodésicos de concreto na Praia Central (Academia da Barra Norte, Praça Almirante Tamandaré e Trapiche da Barra Sul), um no Parque Raimundo Gonçalez Malta, um na Passarela do Centro de Eventos e um no mirante da Pedra do Ovo, em Taquarinhas. O trabalho é uma ação da Secretaria de Planejamento em parceria com a empresa Serviços Aéreos Industriais Especializados SAI Ltda, vencedora da licitação para execução do novo Aerolovantamento do Município. O aerolevantamento consiste na obtenção de informações de áreas terrestres, marítimas ou áreas. Nos municípios, geralmente são feitos por meio de fotos ou filmagens, para a produção de mapas topográficos, que auxiliam em uma série de ações, dentre elas, o planejamento de Plano Diretor.

Os equipamentos servirão de apoio para a futura implantação de uma Rede de Referência Cadastral Municipal, que tem como objetivo apoiar a elaboração e a atualização de plantas cadastrais; agrupar todos os serviços de topografia visando as incorporações às plantas cadastrais; e referenciar todos os serviços topográficos de demarcação, anteprojetos, projetos, de implantação e acompanhamento de obras de engenharia em geral, de urbanização, de levantamentos de obras como construídas e de cadastros imobiliários para registros públicos e multifinalitários, referenciados a uma única origem (Sistema Geodésico Brasileiro – SGB).



Em breve, a Prefeitura de Balneário Camboriú irá disponibilizar aos profissionais da cidade, as monografias dos pontos, contendo as coordenadas de posicionamento planimétrico e altimétrico.
_________________________
Informações Adicionais:

Secretaria de Planejamento
(47) 3267-7039

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com