Barco espanhol vence etapa de Melbourne e amplia vantagem na liderança da Volvo Ocean Race

O barco espanhol MAPFRE foi o vencedor da terceira etapa da Volvo Ocean Race 2017-18. A equipe comandada pelo campeão olímpico Xabi Fernández cruzou a linha de chegada na tarde deste domingo (24), já dia de Natal em Melbourne, na Austrália, destino final das 6.500 milhas náuticas de prova.  Os chineses do Dongfeng Race Team ficaram com a segunda colocação e os dinamarqueses/norte-americanos do Vestas 11th Hour Racing, em terceiro. O quarto colocado da etapa foi o Team Brunel.

Os espanhóis fizeram o percurso, que saiu da Cidade do Cabo, na África do Sul, em 14 dias, 4 horas e 7 minutos. O resultado dá 14 pontos ao MAPFRE e mais um de bônus pela vitória na perna pelos mares do sul. O MAPFRE já liderava o campeonato e agora abre, no mínimo, seis pontos para o Dongfeng Race Team. O barco chinês deve ser o segundo colocado em Melbourne e assumirá o segundo posto na classificação geral da Volvo Ocean Race também.



“Tivemos que lutar muito para a vitória”, disse o espanhol Xabi Fernández. “Ainda tem muito campeonato pela frente, mas por enquanto estamos muito bem”.

A terceira etapa foi a mais difícil até agora. Os barcos, que ainda estão navegando, sofreram pelos mares do sul com ventos extremos, tempestades e frio. A organização estabeleceu um limite para evitar que os times encontrassem os icebergs do sul.

O MAPFRE duelou milha a milha pela liderança com o Dongfeng Race Team. Destaque para um número alto de manobras de mudanças de rumo que ajudaram os espanhóis na regata.

“O destaque da nossa equipe é o conjunto! Os velejadores são bons e dão tudo a bordo. Foi muito difícil, mas tudo deu certo. Agora temos alguns dias para se recuperar e preparar para a próxima”, contou o espanhol.

O time da MAPFRE venceu a segunda etapa consecutiva e na primeira perna chegou em segundo lugar.

Ainda três barcos devem completar a terceira etapa, incluindo o team AkzoNobel, da brasileira Martine Grael, que ocupa a última posição e só chega na quarta-feira (27). A quarta etapa da Volvo Ocean Race será de Melbourne, na Austrália, até Hong Kong. O percurso tem ao todo 6.000 milhas náuticas.

Itajaí na Volvo Ocean Race

Itajaí representa pela terceira vez Santa Catarina e o Brasil na Volvo Ocean Race, o maior evento de vela do mundo. Só em 2015, 350 mil visitantes participaram do evento em Itajaí.

A Vila da Regata brasileira ficará aberta ao público de 5 a 22 de abril de 2018 e a previsão é que os primeiros barcos cheguem ao litoral catarinense no dia 8 de abril.

No dia 20 de abril será realizada a In-Port Race, uma competição que é realizada nos locais de parada. No dia 21, os barcos estarão abertos ao público e, no dia 22, será a partida das equipes de Itajaí rumo a New Port (EUA).

Percurso

Nesta edição os barcos partiram de Alicante na Espanha e já realizaram uma parada em Lisboa (Portugal), Cidade do Cabo (África do Sul) e Melbourne (Austrália). Os veleiros ainda vão aportar em Hong Kong, Guangzhou (China), Auckland (Nova Zelândia), Itajaí (Brasil), New Port (Estados Unidos), Cardiff (País de Gales), Gotemburgo (Suécia) e Haia (Holanda).

____________________
Informações adicionais:

Secretário de Turismo e Presidente do Comitê Organizador da VOR Brasil
Evandro Neiva
(47) 3348-1080

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com