BC: Núcleos de Educação Infantil estão sendo preparados para a volta às aulas

Publicidade

Na próxima quinta-feira (09) começam as aulas da Rede Municipal de Ensino de Balneário Camboriú. E para deixar tudo preparado na chegada dos alunos o trabalho já começou no dia 1º de fevereiro. Nos Núcleos de Educação Infantil (NEI), por exemplo, toda a equipe está realizando um verdadeiro mutirão para organizar os espaços e planejar as ações pedagógicas.

O Departamento Pedagógico da Secretaria de Educação está visitando os Núcleos para acompanhar o trabalho de preparação da volta às aulas e dar boas-vindas à equipe. Neste ano, gestores e professores puderam se organizar com mais tempo para receber os alunos. Geralmente, eles iniciavam o trabalho poucos dias antes da chegada das crianças.

Segundo a gestora do NEI Pequeno Navegador, Sônia Regina Garcia, algumas mudanças foram feitas na estrutura do Núcleo, como a criação de uma brinquedoteca no pátio da escola, que agora está coberto com toldo. Além disso, também foi feita a organização da sala de educação especial, a limpeza e esterilização da cozinha, lavação do pátio e decoração das salas e espaços em comum para chegada dos pequenos.

Publicidade

“A acolhida das crianças é um momento muito importante. Algumas crianças estão começando a frequentar o Núcleo, tem aquelas vindas de outros NEIs, e as que já eram nossos alunos, mas estão mudando de turma, por isso, essa chegada à escola deve ser da melhor forma, para que elas se sintam bem aqui. O planejamento que pudemos fazer esse ano vai fazer a diferença no nosso atendimento” disse a professora Susette Bertolon Malise.

No Núcleo Pão e Mel o trabalho também é intenso. Além de planejar os espaços físicos e material pedagógico, algumas reformas foram feitas, como na sala de educação infantil que havia sido danificada durante as chuvas. “Se já tivéssemos com alunos aqui o trabalho ficaria mais difícil, porque teríamos que tomar cuidado com a segurança delas, o cheiro de tinta é forte” comenta a técnica do Departamento Pedagógico, Fernanda Alves.

Numa das salas, as professoras Carla Andreia Régis e Lilian Mari Sabidot se ajudavam na preparação dos materiais. As duas já haviam feito o planejamento da organização da sala, e traçado ações para o retorno dos alunos. “Como era antes, que chegávamos em um dia e os alunos no outro não conseguíamos fazer esse planejamento” conta Carla. “Com esse tempo conseguimos rever nossas ações, preparar o ambiente para acolher bem os alunos e isso resulta em qualidade na educação” finalizou Lilian.

____________________
Informações Adicionais:

Secretaria de Educação
(47) 3363-7144

 

Publicidade