Berço 3 do Porto de Itajaí registra primeira atração após obras

Após quatro anos inoperante, o Porto de Itajaí registrou nesta quarta-feira (02) a primeira atracação comercial no berço 3. O navio BBC Switzerland, de bandeira suíça, tem 120 metros de comprimento, 20 de largura (boca) e carregou os equipamentos usados na etapa brasileira da Volvo Ocean Race.

O navio partiu ontem às 20h e seguiu rumo à cidade de Cardiff (País de Gales/Europa) que também receberá uma das pernas da regata de volta ao mundo. Ao todo, foram movimentados 120 contêineres na operação.



As obras nos berços 3 e 4 iniciaram em 2014 e receberam o investimento total de R$ 138,8 milhões do Governo Federal, por meio da Secretaria Nacional de Portos e Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil. O reforço e realinhamento do cais permitem atracações de navios maiores com operações seguras e ágeis. O berço 3 tem 210 metros de comprimento e a expectativa de entrega do berço 4 é ainda neste primeiro semestre de 2018.

“O nosso porto está em uma fase excelente de recuperação. É o Porto de Itajaí voltando aos velhos tempos e atingindo sua plenitude novamente. Ficam aqui meus parabéns à equipe dirigente da administração portuária e à classe portuária”, comemorou o prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni.

Com três berços em atividade (berço 3 – Porto Público) e (berços 01 e 02 – APMT Empresa arrendatária), o Porto de Itajaí responde por mais de 60% da balança comercial estadual e 4% da nacional.

“Temos certeza que estamos no caminho correto, porque os resultados vêm sendo apresentados dia a dia nas condições de aumentos operacionais que estamos colhendo”, avalia o superintendente do Porto de Itajaí, Marcelo Werner Salles.

error: Este conteúdo é protegido. As fontes estão mencionadas no final da matéria.