Brincadeiras na praia ensinam crianças a preservar o meio ambiente

Para despertar nas crianças o interesse pela preservação ambiental, o Projeto Praia Limpa começou a desenvolver atividades recreativas na orla de Balneário Camboriú. Nesta sexta-feira (02), na Praia Central, na altura da Rua 2500, a criançada foi convidada a participar de brincadeiras na areia.

As ações lúdicas têm como foco educação ambientais e animais marinhos. Em uma das brincadeiras, o pega-pega, as crianças tinham de escolher ser um bicho que vive no mar e uma pegar a cauda da outra. Teve tubarão no jogo, cavalo-marinho e até sereia. Vitoria Barni Walendowski, 7 anos, quis ser uma sereia. Antes mesmo das atividade recreativas, ela, as irmãs e a prima já tinham ficado indignadas ao encontrarem um sapato jogado na areia. “Aprendi que não pode jogar lixo no mar, nem na rua”, contou a menina. Moradora de Brusque, ela está veraneando com a família em Balneário Camboriú. “Achei maravilhosa a iniciativa. Tem que conscientizar as crianças para este mundo mudar. Está demais o desrespeito com a natureza”, comentou a mãe da menina, Daniela Barni Walendowski.

Participaram das brincadeiras as palhaças Sorella e Sollí, que fazem parte do projeto neste ano. As palhaças são interpretadas por Monique Neves e Bruna Pierami, integrantes Cia As Mareadas. Neste domingo (04), atividades recreativas ocorrerão na Praia do Estaleirinho, às 11h. As brincadeiras duram uma hora e serão realizadas nas sextas-feiras, sábados (com exceção deste) e domingos até o fim do Praia Limpa.

Arrastão de Sensibilização Ambiental ocorrerá novamente neste sábado

Neste sábado (03), a partir das 9h, será realizado mais um Arrastão de Sensibilização Ambiental na Praia Central, dentro do Projeto Praia Limpa. Na ação, que estreou dia 27, serão distribuídos picolés, sacolinhas e cartilhas sobre a destinação correta do lixo. O arrastão sairá da altura da Rua 2001 até a Praça Almirante Tamandaré. Quem quiser se integrar à atividade, que é aberta à comunidade, basta ir na altura da Rua 2001 antes da saída do grupo.

O Praia Limpa tem como foco, neste ano, o lixo marinho, que além de poluir as águas, mata animais como peixes, tartarugas e aves. O projeto é realizado pela SEMAM, em parceria com o Instituto de Desenvolvimento e Integração Ambiental (IDEIA).

Iniciado em 4 de janeiro, o Praia Limpa conta com a participação de estagiários de cursos de graduação, que atuam sensibilizando banhistas sobre questões ambientais. O projeto termina em 13 de fevereiro.

Na Praia Central, as tendas do projeto (localizadas na altura da Praça Tamandaré e das ruas 2001, 1401, 2500 e 3100) estão abertas das 10h às 15h. Nas praias agrestes (Estaleiro, Estaleirinho e Taquaras), as barracas atendem o público das 11h às 16h.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com