Calçadão da Avenida Central ganha iluminação LED

O Calçadão da Avenida Central está ganhando iluminação LED. Nesta sexta-feira (02), a Contribuição para o Custeio da Iluminação Pública (COSIP) começou a substituir as luminárias de vapor metálico pelas de LED. O trabalho deve terminar na segunda-feira (05).

Na Avenida Brasil, nos arredores do Calçadão, também foram implantadas luminárias LED. Além de proporcionar ao olho humano uma percepção maior de claridade, essa tecnologia gera economia, pois as lâmpadas LED consomem até 75% menos energia que as de vapor metálico. Elas também têm uma vida útil maior, de cerca 50 mil horas, contra 12 mil horas das tradicionais.



No total, serão substituídas 28 luminárias. “A substituição foi um pedido dos moradores e comerciantes do Calçadão. Fizemos a licitação já no ano passado. Com uma vida útil maior, a necessidade de manutenção reduz, o que também gera economia aos cofres públicos”, explicou o gestor da COSIP, Anderson dos Santos.

“O Calçadão é um dos principais pontos de Balneário Camboriú. Já tínhamos pedido para os órgãos públicos trabalharem no Calçadão, porque realmente estava escuro, os clientes estavam reclamando”, disse o comerciante Cesar Benvenuti.

“Agora vai ficar mais iluminado e vai ter economia para o Município”, comentou o morador Celso Jairo de Lima.

O intuito da COSIP é implantar gradualmente a tecnologia LED na cidade. Um projeto de modernização está sendo elaborado. Atualmente, predominam as luminárias de vapor de sódio e de vapor metálico. Já recebeu iluminação LED a Passarela da Barra.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
error: Este conteúdo é protegido. As fontes estão mencionadas no final da matéria.