Câmara aprova título de Cidadão Benemérito a Isaque de Borba Corrêa.

De autoria dos Vereadores Aldemar Bola e André Meirinho, a honraria traz em sua justificativa uma declaração completa da importância de Isaque de Borba na história de Balneário Camboriú.

Segue texto na íntegra.



————-
Uma das características mais marcantes do ser humano, enquanto irrequieto ser que constantemente se pergunta qual o seu papel no mundo, é a sua capacidade de registrar a história. E isso está intrinsecamente ligado à capacidade de adaptação humana.

Existe uma frase atribuída à Boris Fausto, renomado historiador brasileiro, que assevera a importância dos registros históricos para a evolução da sociedade. De acordo com ele “a História é vital para a formação da cidadania porque nos mostra que para compreender o que está acontecendo no presente é preciso entender quais foram os caminhos percorridos pela sociedade”.

Basta compreender os registros históricos como a memória de um povo e até mesmo de uma região e não será difícil perceber sua importância. E é nisso que se baseia o presente projeto de decreto legislativo: na importância que o registro da memória de uma região possui e na grandiosidade do trabalho realizado por um homem comprometido com a verdade.
Indolfo destaca a importância dos documentos e dos registros para a humanidade: O documento ou, ainda, a informação registrada, sempre foi o instrumento de base do registro das ações de todas as administrações, ao longo de sua produção e utilização, pelas mais diversas sociedades e civilizações, épocas e regimes. Entretanto, basta reconhecer que os documentos serviram e servem tanto para a comprovação dos direitos e para o exercício do poder, como para o registro da memória. (INDOLFO, 2007, p. 29). (Grifo Nosso).

O registro da memória de Balneário Camboriú certamente esteve e continua estando em boas mãos. Mãos de alguém nascido em Balneário Camboriú em 13 de novembro de 1960 – enquanto ainda distrito de Camboriú – descendente de antigos povoadores da região e filho de pescadores do Canto da Praia; portanto, conhecedor da história antes contada boca a boca.
Há mais de trinta anos Isaque de Borba Corrêa é estudioso e cuidador da história e memória de nossa cidade. Seus estudos e pesquisas resultaram na criação dos arquivos históricos de Camboriú e Balneário Camboriú.

Suas pesquisas em diversas áreas geraram 18 (dezoito) livros editados e publicados, alguns em mais de uma edição, outros em parcerias com escritores e em antologias. É também prefaciante em diversos livros.
Possui centenas de artigos publicados em dezenas de jornais e revistas. Seus trabalhos, sempre voltados para a pesquisa, já foram utilizados em mais de 60 (sessenta) teses de conclusão de curso de graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado.

Isaque de Borba Corrêa, casado com Solange da Silva Borba Corrêa e pai de Tárcila da Silva Borba Corrêa e Raôni Manoel Germano da Silva Borba Corrêa, já foi citado em diversos livros, tão relevante o teor do seu trabalho.
Membro das academias de letras de Balneário Camboriú e Florianópolis e membro e sócio correspondente de diversos institutos culturais, hoje é ativista cultural e um dos protagonistas do movimento criador da Lei de Incentivo à Cultura para Balneário Camboriú.

Quando homenageada pessoa cuja trajetória de sua carreira teve imensa influência na transcrição da história de uma cidade e cujos esforços em aprender sempre mais utilizando seu vasto conhecimento em prol de uma Balneário Camboriú melhor não se mensuram, prescindível discorrer prolixamente sobre a legitimidade da concessão deste título.
Há de se reconhecer, entretanto sem descomedimento, que os feitos de Isaque de Borba Corrêa sentenciam a sua existência e presenteiam Balneário Camboriú, uma vez que, como dizia o historiógrafo francês François Pierre Guillaume Guizot, “viver é fazer; para quem não faz nada da sua existência, a existência é nada”.

Assim, preenchidos os requisitos do art. 3º da Resolução nº. 492/2011, contamos com o apoio dos nobres colegas Edis para a aprovação do presente Decreto Legislativo.

——–

O título será entregue em data a ser definida pela Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com