Câmara de Balneário recebe 2ª certificação do Selo Social

A Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú foi certificada, pela segunda vez, com o Selo Social, uma iniciativa promovida pelo Instituto Abaçaí em parceria com a Faculdade Avantis, prefeituras de Balneário Camboriú e Camboriú, e o Instituto Federal Catarinense (IFC). Receberam certificações 22 empresas, entidades e órgãos públicos em cerimônia realizada na noite desta terça-feira (27), no Maria’s Camboriú.

O Selo Social é um certificado concedido às instituições participantes que demonstrem compromisso social. No processo de certificação, as organizações se mobilizam na realização de ações em prol da comunidade por meio das áreas temáticas do Selo Social (Cultura, Economia, Educação, Inclusão, Meio Ambiente, Política, Saúde e Urbanização).



Neste segundo ciclo da iniciativa em Balneário Camboriú e Camboriú, foram executados 105 projetos que proporcionaram 256 impactos sociais validados em prol da comunidade. A Câmara Municipal inscreveu dois projetos, o Concurso Estudante Cidadão de Desenho e Redação e o Programa Vereador Mirim, e ainda realizou um terceiro projeto em parceria com outras instituições participantes.

Concurso Estudante Cidadão de Desenho e Redação

O projeto Concurso Estudante Cidadão de Desenho e Redação, promovido pela Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú, visa despertar nos estudantes do ensino fundamental (1º ao 9º ano) de escolas públicas e privadas, o interesse por questões relacionadas às funções do Poder Legislativo municipal, à democracia e à cidadania. Entre os objetivos do Concurso estão o estímulo à reflexão e a construção de pensamentos sobre temas importantes para a cidade; a motivação à leitura, à escrita e à criação artística; o incentivo para desenvolver o pensamento crítico, a pesquisa, a criatividade e a originalidade; além de oportunizar a revelação e valorização de novos talentos no ambiente escolar do município.

Programa Vereador Mirim

O programa Vereador Mirim, instituído pela Resolução 379/2005, tem o objetivo geral de promover a interação entre a Câmara Municipal e a escola, permitindo ao estudante participar do processo legislativo e compreender o papel do Legislativo Municipal dentro do contexto social em que vive, contribuindo assim para a formação de sua cidadania e compreensão dos aspectos políticos da sociedade brasileira. Os jovens parlamentares se reúnem mensalmente com as mesmas regras das sessões adultas.  As proposições indicadas na sessão mirim entram na pauta do Legislativo, apresentadas pela Mesa Diretora, que faz o encaminhamento ao Poder Executivo Municipal.

Palestra “Recursos para o 3º setor: captação e atualização”

O Grupo Conexão, formado por entidades de Balneário Camboriú e Camboriú (dentre as quais a Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú), realizou, no dia 10 de novembro de 2017, no Legislativo balneocamboriuense, a palestra “Recursos para o terceiro setor: captação e atualização “, ministrada pelo professor Wilson Reginatto Júnior. A explanação apresentou métodos para o alcance da melhoria de recursos financeiros para as entidades participantes, visando capacitar os participantes para fomentar a independência financeira de sua entidade do terceiro setor, para que assim não necessite apenas de capital dos convênios com o poder público.

Para saber mais sobre as ações do Selo Social, clique aqui.

error: Este conteúdo é protegido. As fontes estão mencionadas no final da matéria.