Camboriú instala aparelhos que se comunicam com turistas

A cidade de Camboriú é um dos 10 municípios da Costa Verde & Mar que aderiram a uma tecnologia que coloca informações turísticas na palma da mão das pessoas. Isso foi possível com a instalação de Beacons – dispositivos que enviam informações sobre o local que está sendo visitado para tablets e smartphones em uma distância de até 70 metros. Ao todo, foram distribuídos oito Beacons para cada cidade, por meio do projeto Destino Turístico Inteligente. Em Camboriú, os dispositivos estão em atrações do Roteiro Cultural, transmitindo informações sobre paradas históricas, religiosas, comercial e rural.

Karla Camargo, diretora de Turismo do Município, aponta que os dispositivos foram distribuídos entre a Praça das Figueiras – cartão postal da cidade –; o Memorial Ayrton Senna, que conta com um acervo de 1.500 peças do saudoso piloto brasileiro; o Casarão Antônio Maria, localizado no centro da cidade, construído em 1862; no camelódromo Villa do Loy; na Igreja do Divino Espírito Santo, matriz da paróquia mais antiga dentro da Arquidiocese de Florianópolis; na sede dos Gideões Missionários da Última Hora, importante local de turismo religioso; no histórico prédio do Paço Municipal; e na Feira de Produtos da Roça, na localidade rural Vila Conceição.

“Além de informar os turistas e moradores sobre a história ou atrativos de cada ponto, esses dispositivos também vão nos ajudar na gestão do Turismo em Camboriú. Eles nos informam a quantidade de visitas em cada local e também o tempo que cada turista permaneceu naquela área”, explica Karla. Além de receber um breve texto informativo e visualizarem uma foto do local visitado, os turistas também têm a opção de curtir e compartilhar essas informações com seus contatos por mensagem, e-mail ou através de outros aplicativos.

Como conversar com os Beacons

Aqueles que utilizam tecnologia Android recebem o contato de maneira instantânea, sendo necessário apenas deixar o GPS e o Bluetooth ligados, além do acesso à internet. Já os usuários de IOS precisam fazer download do aplicativo gratuito TagCity, que conta também com recurso de acessibilidade para deficientes visuais.

A região turística Costa Verde & Mar é uma das primeiras do país a implementar essa tecnologia. O projeto Destino Turístico Inteligente é realizado por meio da parceria entre municípios, Citmar e Sebrae. Ele se baseia em um conceito criado em 2012, na Espanha, cujo objetivo é o emprego de tecnologia voltada para a melhoria do ambiente da cadeia produtiva do Turismo com foco em governança, tecnologia, experiências turísticas e sustentabilidade.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com