Camboriú promoveu evento para sensibilização contra o câncer de mama

Publicidade

A Secretaria de Saúde de Camboriú reuniu cerca de 100 mulheres neste sábado, dia 20, para o evento de encerramento da programação do Outubro Rosa, mês de prevenção ao câncer de mama. A ação, promovida em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social, contou com apresentação de dança do Grupo da 3ª Idade Raio de Sol e uma peça de teatro com o grupo Filhas de Jerusalém, de Penha, sobre a importância do autoexame.

“Precisamos sensibilizar as mulheres acerca do tema. Divulgamos as ações de promoção ao longo do mês nas Unidades de Saúde, mas um evento como esse reforça o aviso e alcança mulheres que normalmente não procuram pelos serviços”, declarou a secretária de Saúde, Elisama de Freitas.
O mastologista Cristiano Steil, funcionário da rede municipal de saúde, ministrou uma palestra sobre diagnóstico precoce. “O câncer de mama acontece em qualquer fase da vida e existem inúmeros fatores de risco. Se engana quem pensa que só mulheres que possuem histórico familiar são acometidas. Apenas 8% das pacientes com câncer têm algum caso na família”, pontuou o especialista, que é formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). “Câncer não tem prevenção, mas tem diagnóstico precoce. As mulheres devem prestar atenção nos sinais desde a primeira menstruação”.
Segundo o mastologista, a mamografia é o principal exame para detecção do câncer. Em Camboriú, desde o dia 1° de janeiro, foram realizados 2.630 preventivos e 567 mamografias. “Quem não sente nada, deve realizar o procedimento como rastreamento a cada dois anos entre os 50 e 69 anos de idade. Se conseguirmos criar essa cultura, vamos aumentar os casos de diagnóstico e tratamento precoce”.
O grupo RN, da cantora Risian Costa, apresentou versões acústicas das músicas Era uma vez, de Kell Smith, e Certos amigos, do grupo Expresso Rural. O evento também teve aula de exercício aeróbico comandada pela professora da Academia de Saúde, Tatiana da Silva, e desfile de moda da loja Anita Voss. A equipe do Centro de Diagnóstico e Tratamento (Cedit) ofertou teste rápidos para a detecção de Sífilis às moradoras.
Publicidade