Camboriú registra 207 focos do mosquito Aedes aegypti

O Programa de Combate à Dengue de Camboriú identificou 207 focos do Aedes aegypti em todo o município até a quarta-feira, dia 14. Os bairros Taboleiro e Monte Alegre apresentam maior incidência e são considerados infestados. O número já corresponde a 50,74% dos focos registrados pelo setor em 2017. O mosquito é transmissor da Dengue, da febre Chikungunya e do Zika Vírus.

O coordenador do programa no município, Maurício Costa, explica que o crescimento no número de focos é decorrente do clima quente das últimas semanas. “A proliferação do mosquito é maior no verão, o que justifica o aumento nos focos. Mas, atrelado à isso, também há a pouca sensibilização da comunidade. Os agentes de endemia do Programa identificaram novos depósitos de água parada e acúmulo gradativo de entulho, fatos que contribuem para esse aumento”, esclarece.
Trabalho de rotina
Agentes de endemia monitoram armadilhas instaladas pelo município semanalmente. Além disso, são visitadas residências diariamente e pontos estratégicos – pátios, cemitérios e depósitos de lixo, por exemplo – a cada 14 dias. O Programa promove ainda ações de sensibilização com a comunidade, palestras em escolas, entre outras ações que auxiliam no combate ao mosquito.
Orientações para a população
Alguns cuidados podem ser tomados pelos moradores de Camboriú dentro das próprias casas. Dentre as medidas estão manter pneus secos e guardados em locais cobertos, descartar pratos de plantas, revestir caixas d’água com tela e tapá-las de forma adequada, trocar bromélias por outras plantas em jardins e lavar vasilhames de animais domésticos com frequência.
“É necessário que a população entenda que a luta contra o Aedes aegypti é conjunta: tanto deles como do Poder Público. Só assim conseguiremos controlar o surgimento de focos e a proliferação do mosquito”, destaca o secretário de Saúde, Ronnye Peterson Nasser do Santos.
Em casos de denúncias ou dúvidas, o contato com o Programa de Combate à Dengue deve ser feito pelo telefone (47) 3365-9400 ou na página oficial do Facebook – Dengue Camboriú.
Confira a listagem de bairros e números de focos identificados  
Taboleiro – 45
Monte Alegre – 43
Centro – 43
Lídia Duarte – 25
Areias – 17
São Francisco de Assis – 16
Santa Regina – 12
Cedro – 3
Rio Pequeno – 2
Várzea do Ranchinho – 1
WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com