Caminho de Santa Paulina completa 1 ano com trajeto de 60 km em meio à natureza

Há um ano foi lançado o Caminho de Santa Paulina, um trajeto turístico e religioso que tem levado peregrinos a percorrerem mais de 60 quilômetros a pé em meio à natureza. A caminhada começa em Camboriú, no Litoral Norte, e vai até Nova Trento, na Grande Florianópolis, como mostrou a NSC TV.

Apoio

A cada quatro quilômetros de caminho, há um ponto de apoio. Na maioria das vezes, são pousadas e restaurantes, mas há também moradores que tem aberto a casa para esses peregrinos.
“Eles oferecem água, descanso e o que eles produzem. A ideia é eles venderem queijo, mel e os produtos rurais que eles têm em mãos”, explicou o organizador da caminhada Marcos Pagelkopf.



Um dos grupos de peregrinos, com 15 pessoas, começou o trajeto na manhã de sábado (5). No final da tarde, pararam em uma pousada e recomeçaram o caminho na manhã deste domingo (6). A previsão é chegarem ao Santuário de Santa Paulina, em Nova Trento, no final da tarde de domingo.
Até lá, vão passar por Canelinha, São João Batista e Tijucas, cidade da Grande Florianópolis. O trajeto é o mesmo que Santa Paulina teria feito quase 120 anos atrás, conforme documentos históricos. Por isso, é chamado de Caminho de Santa Paulina.

Desafio

Nas primeiras horas de caminhada, há duas subidas que exigem bastante força física. Depois, porém, o que mais precisa é de força de vontade.
O técnico de Defesa Civil Flávio Geraldo já fez todo o trajeto num dia só. Começou às 3h e terminou às 19h. O objetivo foi acompanhar dois amigos que cumpriam uma promessa.
“Não tem como descrever. A partir do momento que completei o caminho, que tu chegas lá na escadaria, tu sentes uma realização espiritual muito grande”, resumiu.

Confira a matéria exibida no NSC Notícias

Por: G1 SC

error: Este conteúdo é protegido. As fontes estão mencionadas no final da matéria.