Campanha de Multivacinação inicia nesta segunda-feira em Itajaí e Balneário Camboriú

Começa, nesta segunda-feira (11), a Campanha de Multivacinação 2017 em todas as unidades básicas de saúde de Itajaí e Balneário Camboriú.
O objetivo da ação é mobilizar a população para atualizar o cartão de vacinação até o dia 22 de setembro, quando encerra a campanha.
O dia D estará marcado para sábado (16), das 8h às 17h.

ITAJAÍ

Durante a campanha, o município vai reforçar a oferta das vacinas do calendário básico para as pessoas que ainda não se vacinaram ou que estão com as doses incompletas, tanto na infância quanto na adolescência. O público-alvo da campanha são principalmente crianças de 0 meses a menores de 15 anos. Entre as imunizações disponibilizadas nos postos estão: tríplice bacteriana (DTP), hepatite A, pentavalente, pneumo 10, rotavírus, poliomelite, tríplice viral, tetra viral, HPV, entre outras.

Apesar de já ter imunizado mais de três mil adolescentes contra a meningite meningocócica C em 2017 e realizado uma campanha de vacinação em 51 escolas do município, a Secretaria de Saúde de Itajaí quer aumentar a cobertura dessa imunização. Por isso, a vacina meningocócica C também terá a oferta reforçada durante a campanha de Multivacinação para adolescentes de 12 e 13 anos.

A diretora da Vigilância Epidemiológica, Sandra Ávila, considera que é muito importante a população aproveitar a campanha para por as vacinas em dia e que os pais ou responsáveis levem seus filhos para se vacinar. “A vacinação pode prevenir diversas doenças ou suas formas mais graves, diminuindo as internações e a mortalidade. Além disso, as vacinas estão disponíveis gratuitamente na rede pública e são importantes recursos de proteção para todos os moradores”, alerta Sandra.

Os moradores que não puderem atualizar a carteira de vacina durante a semana poderão fazer isso no dia D de Vacinação, que ocorre no sábado (16). Nessa data, todas as 28 salas de vacina do município estarão abertas das 8h às 17h para imunizar a população. Para participar da Campanha de Multivacinação é só comparecer a unidade de saúde mais próxima com carteira de vacinação, cartão do SUS e identidade.

BALNEÁRIO CAMBORIÚ

A semana será de Campanha Nacional de Multivacinação para atualizar a carteira de vacinação da criança e do adolescente. A partir desta segunda-feira (11) a 22 de setembro, em todo o país, serão oferecidos pelos postos de saúde da rede pública 16 tipos de vacinas, para crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade, de diferentes faixas etárias. As vacinas disponibilizadas na Campanha oferecem proteção contra doenças como sarampo, paralisia infantil, varicela, caxumba, rubéola, meningite, hepatite A, hepatite B, febre amarela e contra o HPV.

No sábado (16) será realizado o “DIA D” da Campanha. Em Balneário Camboriú estarão abertas todas as Unidades Básicas de Saúde e o Posto de Saúde Central. O horário de atendimento será das 8h às 17h sem fechar para o almoço. Durante a semana, além dos postos de saúde a vacinação será oferecida também no Posto de Atenção Infantil (PAI), todos em horário normal de atendimento.

De acordo com a diretora do Departamento de Vigilância Epidemiológica (DEVE), Laís Emídio, o objetivo da Campanha é colocar em dia as vacinas faltantes ou as doses que necessitam ser aplicadas para completar o esquema vacinal para cada vacina, de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação. “Colocar a carteira de vacinação em dia é muito importante, na medida em que a vacina só é efetiva em sua totalidade se administrada por completo para que possa gerar imunidade contra as doenças”, falou.

Se os pais tiverem alguma dúvida podem procurar a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência, que será feita pelos profissionais de saúde a avaliação da caderneta.

 

VACINAS

Confira quais serão as vacinas oferecidas durante a Campanha de Multivacinação e as faixas etárias correspondentes:

BCG (formas graves de tuberculose) – menores de 5 anos;
Hepatite A – menores de 5 anos;
Penta (hepatite B, difteria, tétano, coqueluche e haemophilus influenzae B) – menores de 7 anos;
Hepatite B – crianças de até 30 dias de idade; crianças e adolescentes entre 7 anos e menores de 15 anos;
VIP (vacina inativada contra a poliomielite)– menores de 5 anos;
VOPb (vacina oral contra a poliomielite) – menores de 5 anos;
Rotavírus humano – menores de 7 anos;
Pneumocócica 10 valente – menores de 5 anos;
Meningocócica C conjugada – crianças a partir de 3 meses de idade a menores de 5 anos e adolescentes de 12 e 13 anos;
Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) – crianças a partir de 12 meses de idade e adolescentes menores de 15 anos;
Tetraviral (sarampo, caxumba, varicela e rubéola) ou tríplice viral + varicela (atenuada) – menores de 5 anos;
DTP (difteria, tétano e coqueluche) – até menores de 7 anos;
dT (difteria e tétano) – para crianças a partir de 7 anos e adolescentes menores de 15 anos;
dTpa (difteria, tétano e coqueluche acelular) – para gestantes menores de 15 anos de idade;
HPV(papiloma vírus) – meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos;

Febre amarela*

* Criança a partir de nove meses e adolescente menor de 15 anos residente ou viajante das áreas com recomendação de vacinação ou com recomendação temporária de vacinação, não vacinada ou sem comprovante de vacinação; e criança e adolescente indígena, independente da área onde reside, não vacinada ou sem comprovante de vacinação.

 

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com