Com frio e vento, sensação térmica chega a -18°C em Urupema, na Serra catarinense

Apesar das condições para a formação de neve ou de chuva congelada, com bastante umidade e baixa temperatura, o fenômeno não foi registrado durante a madrugada deste domingo (20) em Santa Catarina.

No entanto, a madrugada foi gelada com termômetros marcando a mínima 0°C, em Urupema, na Serra Catarinense, de acordo com a Epagri/Ciram, órgão que monitora o clima no Estado. A sensação térmica entre a madrugada e o amanhecer ficou entre -15°C a -18ºC na cidade. A chuva e o vento de até 50 km/h colaboraram para esta sensação.



As fortes rajadas de vento também danificou a fiação elétrica e comprometeu o abastecimento de energia tanto na Serra, quanto nas regiões do Vale do Itajaí e do Litoral.

Turistas aguardam a chegada da neve na Serra catarinense (Foto: Eduarda Demeneck/ NSC TV)

Turistas aguardam a chegada da neve na Serra catarinense (Foto: Eduarda Demeneck/ NSC TV)

 

No Centro de São Joaquim, turistas enfrentaram o frio de 4°C por volta das 3h para aguardar pelo fenômeno, mas não houve a formação.

“Tivemos condições para a formação de neve, mas por muito pouco não ocorreu o registro desse fenômeno. Para amanhã a previsão é temperaturas mais baixas e há chance de geada”, explica a meteorologista da Epagri/Ciram Gilsânia Cruz.

As temperaturas máximas devem ser de 8ºC na Serra, 15ºC no Oeste, 18ºC no Vale do Itajaí, 19ºC no Sul, 22ºC no Norte e 23ºC na Grande Florianópolis, segundo a Epagri/Ciram.

Fortes rajadas de vento

As fortes rajadas de vento durante a madrugada causaram problemas na rede elétrica. As Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) informaram que as equipes de emergência estão empenhadas para solucionar a situação.

Segundo a Celesc, técnicos encontraram muita vegetação e galhos na fiação que provocaram o desligamento da rede. Em Urupema e Painel, o serviço ficou comprometido em mais de mil unidades. Os trabalhos para corrigir os defeitos foram finalizados por volta das 10h.

Nas regiões do Vale do Itajaí e do Litoral, pelo menos de 6,6 mil unidades consumidoras ficaram sem energia até a manhã deste domingo.

Por G1

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
error: Este conteúdo é protegido. As fontes estão mencionadas no final da matéria.