Comunidade apresenta propostas de melhorias durante etapa municipal de Conferência de Educação

Pais, profissionais da área e comunidade em geral, elencaram 28 propostas de melhorias para a educação nacional durante a etapa municipal da 3ª Conferência Nacional de Educação (Conae), realizada na última sexta-feira, dia 20. Foram debatidos durante o evento temas como carreira e remuneração, direitos humanos e planos decenais. Cerca de 130 pessoas participaram da conferência, realizada na escola municipal Anita Bernardes Ganancini.

As propostas foram elencadas de acordo com oito eixos de atuação. A presidente do Fórum Municipal de Educação, Anselma Aparecida Dias Teixeira, explica que todas foram avaliadas e aprovadas, por unanimidade, em plenária final. “Entre os assuntos que mais trouxeram debate estão a garantia do financiamento da educação; melhores condições de trabalho; e inclusão, seja de pessoas com deficiência, estrangeiros ou, assim como em Camboriú, para moradores da área rural”, comenta.
As propostas serão encaminhadas para uma etapa microrregional – com todos os municípios Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (Amfri) – e, em seguida, para a etapa estadual da Conferência, que será realizada nos dias e 23 e 24 de julho. O Município será representado por 15 delegados durante os encontros. A fase nacional da conferência será de 21 a 23 de novembro.
“Vivemos num país democrático. Precisamos buscar o nosso espaço. A etapa municipal da conferência possibilitou isso à comunidade: um espaço aberto para debate daquilo que deve ser melhorado na educação do país”, analisa a secretária de Educação, Alecxandra Vitorassi Rosa.
WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com