Décadas de espera: Praia de Laranjeiras começa a ter captação de esgoto.

As obras de captação para tratamento de esgoto das praias agrestes seguem a todo vapor. A obra reiniciada em Outubro, teve início em 2013 e estava parada desde 2015.

O sistema de coleta de esgoto na Praia de Laranjeiras deve começar a operar ainda nesta terça-feira (09). As bombas que, são importadas e faltavam para completar as elevatórias, chegaram na tarde de segunda (08) e já estão sendo instaladas.

O sistema é composto por quatro elevatórias para levar o material da praia de Laranjeiras até a ETE que fica no Bairro Nova Esperança. Da rede geral das residências e comércios da praia, o esgoto vai para uma elevatória que fica em Laranjeiras e segue até o alto do Morro da Antena, seguindo para a elevatória da Barra, elevatória do São Judas e então segue para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), da Emasa, no Bairro Nova Esperança.

“O sistema é complexo, necessita de bombas com grande altura manométrica, ou seja, alta pressão para vencer maiores altitudes é assim, ultrapassar o morro de laranjeiras (antena). Algumas bombas do sistema podem elevar o efluente em até 90m de altitude” disse o gerente de expansão da EMASA, Vinicius de Castro Oliveira.

Toda a rede de coleta foi instalada ao longo de 2017, através de acordo firmado entre o Ministério Público, EMASA, Prefeitura e a empresa que administra o teleférico.

Antes mesmo da completa implantação das elevatórias, a EMASA já vinha fazendo a coleta dos esgotos já ligados a rede com caminhões diretamente na elevatória, aguardando a chegada das bombas. “Chegarão ainda mais bombas de elevação, que ficarão em standby, para entrar em operação caso alguma falhe, mas já é possível o sistema entrar em operação” completou Vinicius.

Se Liga na Rede

Após a finalização da implantação da rede canalizada, a EMASA emitiu um aviso aos moradores e comerciantes para que fossem regularizadas as ligações de esgoto na rede em um prazo de até 60 dias. Desde então, os esgotos já regularizados estavam sob responsabilidade da EMASA que coletava o material com caminhões tanque.
O aviso foi emitido no dia 03 de janeiro e prazo final para a ligação dos esgotos é dia 03 de Março de 2018.

“A ligação deve ser feita nas caixas de inspeção que foram instaladas na frente dos imóveis e não diretamente na rede. Quem ainda não tem a caixa de inspeção, deve ligar para o 0800 643 6272 e solicitar a colocação da mesma” esclareceu o gerente.

Após o prazo de 60 dias, os imóveis ainda irregulares, poderão ser notificados para que seja feita a ligação corretamente.

Décadas de Espera

Essa é uma reivindicação antiga das comunidades daquela região. O fato é que as praias agrestes nunca tiveram tratamento de esgoto.
A obra chegou a ser iniciada no final de 2013, mas ficou parada por anos. São cerca de 40km de tubulação de água e 40km de esgoto sendo implantados na região sul da cidade.
O motivo da paralisação nunca teve uma explicação clara, mas sabe-se que parte deste atraso deu-se por conta de liberações por parte da concessionária Auto Pista Litoral Sul e do DNIT.
Em setembro de 2015, em notícia veiculada no site da prefeitura, apenas parte da tubulação de água havia sido implantada. E o andamento foi considerado “normal” pelo então Diretor Geral da EMASA, André Ritzmann.

 

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com