Defesa Civil ativa abrigos de forma preventiva em Rio do Sul, no Alto Vale do Itajaí

Após dias de chuva persistente em Santa Catarina, a Defesa Civil abriu, de forma preventiva, dois abrigos no município de Rio do Sul. Com o nível do rio Itajaí-Açu em 6,54 metros, as primeiras famílias foram retiradas de áreas de risco e já estão sendo transferidas para os abrigos que estão localizados nos bairros Bela Aliança e Progresso. Equipes do Corpo de Bombeiros de Lages e de Curitibanos estão em alerta, para a necessidade de uma força-tarefa em qualquer emergência.

A Defesa Civil do Estado continua monitorando a condição meteorológica na região e comunicando a população. “Informar de forma antecipada é fundamental para proteger a vida das pessoas e evitar transtornos”, destaca o secretário de Estado da Defesa Civil, João Batista Cordeiro Júnior. Segundo ele, a tendência é que o nível chegue a 7,50 metros o que provocaria inundações na parte mais baixa do município, afetando cerca de 120 famílias dos bairros Bela Aliança e Progresso.



Abrigos
Em Rio do Sul, os abrigos estão funcionando: na Sede do Lions Clube, no bairro Progresso e no Salão da Igreja Católica, no bairro Bela Aliança.

Barragens
Segundo a Defesa Civil de Santa Catarina, permanecem fechadas as sete comportas da barragem de Taió e três, das cinco comportas da barragem de Ituporanga. Apenas 20% da capacidade de armazenamento dos reservatórios estão sendo utilizados.
Todas as informações sobre o nível do rio e capacidade de armazenamento das barragens podem ser conferidas no site defesacivil.riodosul.sc.gov.br. Qualquer emergência deve ser informada à Defesa Civil, pelo telefone 199.

Previsão do tempo
A segunda-feira, 03, começou com chuva e tempo encoberto em todo o Estado e, principalmente no interior, com temperaturas mais baixas. Para o decorrer da semana, a previsão do tempo da Epagri/Ciram indica tempo encoberto, com aberturas de sol ao longo do dia, exceto na quarta-feira, 05, que será firme e ensolarada. As temperaturas tendem a ficar mais baixas, até quinta-feira, 06.

Acumulado de Chuvas

Tabela com acumulados de chuva nas ultimas 72 horas em Santa Catarina. Fonte de dados: Pluviômetros CEMADEN – EPAGRI/CIRAM, últimas 72 horas (17 h – 31/08 às 17h – 03/09/2018).

 

error: Este conteúdo é protegido. As fontes estão mencionadas no final da matéria.