Dia do Agricultor foi comemorado nesta sexta (28) em Itajaí

Publicidade

“Trabalho de sol a sol, todos os dias às 6h da manhã e não mudaria a minha vida por nada!” A frase é de Carlos Alexandre da Costa, 23 anos, agricultor da Colônia Japonesa na zona rural de Itajaí. Neto e filho de agricultores, desde os três anos de idade o produtor convive na roça para aprender o que hoje é o sustento da família. Assim como ele, outras 350 famílias de agricultores se dedicam diariamente na produção de hortaliças, frutas, arroz, gado e leite, no município. E para parabenizar este trabalho tão importante para a economia nacional, nesta sexta-feira (28) é comemorado o Dia do Agricultor.

Esse profissional é responsável por adubar o solo, preparar a terra, plantar a muda, regar e posteriormente colher o que foi plantado. Carlos explica que a rotina de um agricultor é pesada e requer muito amor pela profissão. “Fizemos todo dia a mesma coisa, mas é gratificante quando colhemos o resultado de toda uma safra”.

Ele e a família estão há 25 anos no ramo das hortaliças. Em mais de quatro quilômetros de hectares, a família planta alfaces, salsa, vagem, cenoura, couve, cebola, rúcula, agrião, chuchu, repolho e cebolinha. Toda a produção passa por etapas que são realizadas por oito mãos até chegar aos supermercados e restaurantes da cidade. Trabalham com ele o pai, o irmão mais velho e mais um funcionário.

Publicidade

Em Itajaí, os agricultores recebem auxílio da Secretaria da Agricultura por meio de visitas, palestras e instruções. Além disso, a secretaria também orienta os produtores no uso dos tratores e ajuda a entregar os estercos para preparação do solo.

O Secretário da Agricultura, César Reinhardt, explica que a agricultura tem forte influência no município e que apesar de uma atividade primária, é grande fonte de emprego e renda. “Itajaí é um mercado próspero para a agricultura. Temos muitas famílias que resgatam até hoje sua ruralidade e mantém viva as tradições fortalecendo novas gerações de agricultores”.

Itajaí atualmente possui 287 estabelecimentos rurais, ocupando uma área de 8.708 hectares, sendo 82,8% da agricultura familiar, envolvendo diretamente 650 pessoas na atividade agrícola (IBGE, PAM, 2015). Sua economia agropecuária é baseada na produção de arroz irrigado, mandioca e na criação de gado de corte.

__________________________

Informações Adicionais

Secretaria de Agricultura

(47) 3346-5500

Publicidade