Educação inicia trabalhos do Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa em Camboriú

A Secretaria de Educação de Camboriú realizou na noite de segunda-feira, dia 18, a abertura do Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) no município. Durante o evento, realizado no auditório da escola Anita Bernardes Ganancini, foram abordadas as diretrizes e preceitos do programa. A solenidade reuniu professores, coordenadores e diretores das escolas municipais, além de representantes do Conselho Municipal de Educação. Uma aula inaugural sobre alfabetização e letramento foi ofertada aos presentes ao fim da solenidade.

O Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa é um programa nacional que tem por objetivo alfabetizar crianças até os 8 anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. São princípios do PNAIC a execução de um ensino sistemático e problematizador, o desenvolvimento das capacidades de leitura e de produção de textos logo nos anos iniciais, e a promoção de ludicidade e cuidado com as crianças durante a aprendizagem.
A coordenadora municipal do PNAIC, Paula Reis, comenta que a execução do Pacto em Camboriú tem um papel fundamental na formação do professor de alfabetização. “É por meio do professor que o aluno vai se encontrar e perceber o ser ativo que é durante o processo de alfabetização ou letramento. Acredito que tais formações continuadas refletem em cidadãos mais conscientes da importância do seu papel na sociedade”, enfatiza.
Para preparar os professores, do pré-escolar ao terceiro ano, será ofertada uma capacitação semanal com três formadoras – professoras efetivas de Camboriú, que participam de preparações mensais na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Os encontros serão semanais e realizados na sede da Secretaria de Educação.
Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com