Em breve será possível acionar PM por aplicativo de celular

Publicidade

O projeto do aplicativo “PMSC Cidadão” da Polícia Militar de Santa Catarina foi aprovado nesta quinta-feira, 12, pelo Fundo para Reconstituição de Bens Lesados (FRBL), do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC). O projeto foi apresentado ao conselho do FRBL nesta tarde e aprovado por unanimidade, com lançamento previsto para fevereiro de 2019.

A ferramenta tem o objetivo de permitir que o cidadão acione o 190 da Polícia Militar sem fazer ligação, garantindo agilidade nos serviços de segurança e ajuda em situação de risco. O valor a ser investido no projeto é de R$ 1.063.087,00

A ferramenta também vai atender vítimas de violência doméstica e familiar e o Programa Rede de Vizinhos PMSC. Uma tecnologia a serviço do cidadão e em prol da segurança pública.

Publicidade

O aplicativo está sendo desenvolvido pela PMSC, em parceria com FRBL, MPSC, Secretaria de Estado da Segurança Pública e Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina  (Ciasc), para o dois principais sistemas operacionais para celulares e tablets, Android e iOS.

Como vai funcionar

Após baixar o aplicativo, o usuário fará um cadastro no sistema, informando seus dados. A partir daí, poderá utilizar uma série de funcionalidades, como o botão de pânico para mulheres vítimas de violência. O cidadão só precisará responder perguntas com respostas “sim” e “não”. Além disso, poderá enviar fotos, vídeos e áudios. A localização será transmitida por meio de GPS.

Publicidade