Em quatro horas, 86 motoristas são flagrados dirigindo sob efeito de álcool na BR 470 em Blumenau

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou na noite de ontem (sexta) e madrugada de hoje (sábado), na BR 470 em Blumenau, a primeira grande ação contra embriaguez ao volante da Operação Festas de Outubro 2018. O objetivo foi prevenir esta conduta que é uma das maiores causas de acidentes graves no trânsito.

Durante quatro horas de operação, os agentes flagraram 86 motoristas dirigindo sob efeito de álcool. Todos os condutores foram penalizados com multa gravíssima de R$ 2.934,70, receberam 7 pontos na carteira e vão responder a processo de suspensão na CNH.



Participaram da ação 25 PRFs das regiões de São José, Tubarão, Itajaí e Joinville. Durante a fiscalização, os agentes testaram o bafômetro passivo, aparelho mais simples que o etilômetro comum, que agiliza o trabalho policial. Barato, pequeno e leve, o bafômetro passivo detecta presença ou não de álcool no ar. Se o motorista não tiver ingerido álcool, é liberado de forma rápida, facilitando a triagem policial.

A fiscalização também lavrou outros 27 autos de infração por motivos diversos previstos no CTB e recolheu oito veículos ao pátio por irregularidades ou por falta de condutores em condições de dirigir.

Este ano, apenas em rodovias federais de SC, a PRF já flagrou cerca de 3.500 motoristas conduzindo sob efeito de álcool. Além de colocar em risco a vida do próprio condutor, dirigir alcoolizado ameaça também as pessoas ao redor. A bebida reduz os reflexos e a capacidade de reação do motorista. A tolerância é zero, uma vez que cada pessoa é afetada de forma diferente pelo álcool, não havendo como padronizar uma quantia segura que não interfira na capacidade psicomotora.

error: Este conteúdo é protegido. As fontes estão mencionadas no final da matéria.