Escolas de Itajaí recebem apresentações artísticas para divulgação da Volvo Ocean Race

Nesta quarta-feira (14), o Grupo Escolar Carlos de Paula Seara, do bairro Nossa Senhora das Graças, antecipou as emoções da chegada dos barcos da Volvo Ocean Race em Itajaí. A unidade escolar recebeu uma peça teatral sobre o evento que acontecerá entre os dias 5 a 22 de abril na cidade. Para auxiliar a divulgação, o Município de Itajaí por meio da Secretaria de Turismo contratou três grupos de teatro para irem até as escolas. No total, serão mais de 32 mil alunos em 56 colégios da Rede Municipal e Estadual de Ensino.

O Grupo Escolar Carlos de Paula Seara trabalha com 185 alunos, do primeiro ao quinto ano. Tônia Regina Machado é a diretora do colégio e fala sobre o que realizam nas aulas em preparação para a regata de volta ao mundo. “A escola já faz trabalhos para divulgar a Volvo em sala de aula. Faz parte da grade curricular do colégio devido à importância para o turismo de Itajaí e também para as crianças. Esta apresentação reforça o nosso trabalho e envolve o aluno de uma forma lúdica e encantadora”, afirma.

Atividades de conscientização sobre sustentabilidade serão feitas para mais de 32 mil alunos do 1º ao 9º ano. Além de intervenções teatrais, os educandos receberão material exclusivo do Programa de Educação para a Sustentabilidade da Volvo com enfoque na poluição plástica dos oceanos. Segundo levantamentos da organização, oito milhões de toneladas de plástico são lançados no oceano todos os anos. Ou seja, um caminhão de lixo inteiro por minuto. Isso significa que, se nenhuma ação for tomada, o oceano conterá mais plástico do que peixes até 2050.

O Grupo Risco de Teatro é um dos selecionados para visitar as escolas da cidade. Rodolfo Lepre, ator da companhia, explica o intuito da ação. “A idéia é aproximar as crianças deste evento importante para o Município. Além disso, o assunto sustentabilidade também é passado nas apresentações. Uma forma de despertar desde cedo nas crianças uma consciência sobre o mundo ao qual fazem parte”.

João Cleber Silva Felizardo, de nove anos, é aluno do 4º ano. Há dois meses ele faz aulas de remo e diz gostar do mar e principalmente da Volvo. “Gostei da apresentação e achei engraçado o jeito que os atores falaram sobre a Volvo. O que eu mais gosto é de ir até o Centreventos ver os veleiros que chegam do mundo inteiro”.

Volvo Ocean Race 2018

Na edição 2017-2018, os barcos partiram de Alicante na Espanha e seguiram para Lisboa (Portugal), Cidade do Cabo (África do Sul), Melbourne (Austrália), Hong Kong e Guangzhou (China) e, por fim, Auckland (Nova Zelândia) onde estão agora. De lá, os competidores saem em 18 de março rumo a Itajaí (Brasil). Depois de nossa parada, os competidores seguem para New Port (Estados Unidos), Cardiff (País de Gales), Gotemburgo (Suécia) e Haia (Holanda).

A Vila da Regata, em Itajaí, ficará aberta ao público de 05 a 22 de abril de 2018. A previsão é que os primeiros barcos cheguem ao litoral catarinense no dia 08 de abril. No dia 20 de abril será realizada a In-Port Race, uma competição que é realizada nos locais de parada. No dia 22 será a partida das equipes.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com