Evento celebra os 50 anos de quatro paróquias de Itajaí

O Centreventos de Itajaí estará em festa com o Jubileu Interparoquial “50 anos de uma caminhada”, no próximo sábado (17). O evento gratuito celebra as cinco décadas da fundação das paróquias São João Batista, São João Bosco, Nossa Senhora de Lourdes e São Cristóvão. A programação vai contar com a Santa Missa rezada por Dom Wilson Tadeu Jönck, arcebispo de Florianópolis, com a presença de aproximadamente 20 padres de Itajaí e região. O cantor católico Thiago Brado vai realizar um show logo após o término da missa, marcada para iniciar às 18h.

Como entrada, será solicitada a doação de um quilo de alimento não perecível, que será destinado às obras sociais de cada igreja. Haverá ainda a comercialização de comidas e bebidas não alcoólicas para os fiéis no Centreventos.



O tema central da Santa Missa durante as comemorações será o Jubileu. O nome refere-se aos 50 anos de um fato importante, como a fundação de uma instituição. Mas a origem bíblica também diz respeito ao perdão dos pecados pelo Papa, realizado a cada 25 anos.

Como as quatro paróquias foram formadas em datas próximas entre os meses de fevereiro e março, o Jubileu de 50 anos foi pensado para uni-las em um só evento.

Um pouco de História

Em 1968, a Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento, localizada no Centro, era a única paróquia de Itajaí. Com o intuito de descentralizar o atendimento pastoral no município, o então arcebispo de Florianópolis Dom Afonso Niehues decidiu criar outras quatro paróquias: Nossa Senhora de Lourdes (Fazenda), São Cristóvão (Cordeiros), São João Batista (São João) e São João Bosco (Dom Bosco).

Quando as paróquias foram criadas, já existiam as capelas nos respectivos bairros com arquitetura característica da época. O que ocorreu foi que elas se tornaram as principais instituições religiosas de todos os bairros, transformando-se em referências católicas.

Com Itajaí dividida em cinco paróquias, toda a extensão da cidade passou a atender os cristãos mais de perto. Anos mais tarde, outras duas paróquias surgiram a partir de São João Batista e São João Bosco: a Paróquia São Vicente de Paulo, no bairro São Vicente (13/01/1990), e a Paróquia São Pedro Apóstolo, na Itaipava (05/03/2012).

Datas de fundação

Paróquia Nossa Senhora de Lourdes – 11 de fevereiro de 1968
Paróquia São Cristóvão – 18 de fevereiro de 1968
Paróquia São João Batista – 25 de fevereiro de 1968
Paróquia São João Bosco – 03 de março de 1968

error: Este conteúdo é protegido. As fontes estão mencionadas no final da matéria.