FAKE NEWS – Ninguém roubou coletes e crachás de agentes da dengue

Está circulando novamente nas redes sociais um falso comunicado de que foram roubados coletes, crachás e bolsas dos agentes de combate a endemias, os quais seriam utilizados para praticar crimes no município. A Secretaria de Saúde de Itajaí, por meio da Vigilância Epidemiológica e do Programa de Controle da Dengue, esclarece que não houve furto dos materiais usados pelos profissionais e orienta que as pessoas não espalhem essa fake news.

Os uniformes e crachás dos profissionais da Saúde são armazenados em local seguro e cada um deles assina um termo de responsabilidade sobre os objetos ? que são entregues quando o agente se desliga da Secretaria. ?Este tipo de boato é recorrente e todo ano temos que esclarecer que isso não condiz com a realidade, não é verdadeiro?, afirma a diretora da Vigilância Epidemiológica, Greyce Mayer.



De acordo com a diretora, os agentes de endemias trabalham em equipe e são supervisionados por um profissional que circula com carro oficial da prefeitura. Em caso de dúvida, a comunidade pode solicitar o crachá do agente ou a presença do supervisor.

?Pedimos que a população fique tranquila e colabore conosco abrindo as portas de suas casas para os agentes de combate à dengue. Esse trabalho é fundamental para prevenção de doenças em nossa cidade?, destaca Greyce.

As visitas de orientação feitas pelos agentes de endemias nas casas e comércios são muito importantes para o controle do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus. Os profissionais são responsáveis por vistoriar também depósitos, terrenos baldios, armadilhas e pontos estratégicos para eliminação de criadouros, bem como inspecionam caixas d?água, calhas e telhados, aplicam larvicidas e inseticidas e orientam a população.

A comunidade pode esclarecer dúvidas, fazer denúncias ou solicitar informações através do telefone (47) 3249-5573.

Comente Abaixo