Famílias de Camboriú participam de 2° Encontro de Produtores de Arroz

Famílias agricultoras de Camboriú se reuniram nesta sexta-feira, dia 11, para o 2° Encontro Municipal de Produtores de Arroz. Os moradores participaram de um almoço especial e assistiram palestras sobre manejo de ervas daninhas, cooperativismo e formas de crédito – no salão da Capela Nossa Senhora do Rosário, na localidade do Braço. O evento foi promovido pela Secretaria de Agricultura, Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Camboriú (Sitruc) e Cooperativa de Serviços Técnicos Agrícolas (Unitagri).

A assessora da Secretaria de Agricultura, Tanalu Garcia Simões, explica que o objetivo do encontro era capacitar os produtores do município. “A agricultura familiar é uma característica cultural de Camboriú. Por meio das palestras, foi possível repassar informações que podem impulsionar a produtividade e refletir no aumento da renda familiar destes moradores”, analisa.
Marli Medeiro Geraldo, de 61 anos, cresceu envolvida com agricultura. Ainda criança, ajudava os país a regar e colher bananas. Tempo depois, já adulta, a moradora casou com um produtor de arroz e se aproximou ainda mais das práticas agrícolas. “Hoje sou aposentada rural, mas minha renda também vem da agricultura. Planto tomate, vagem, cebola, salsinha, entre outros hortifrutigranjeiros, e comercializo na Feira do Produtor Rural”, comenta.
O Grupo da Terceira Idade Raio de Sol, ligado à Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social do município, realizou apresentações de dança durante o encontro. Carrinhos de mãos, churrasqueira, bicicletas, roçadeira, pulverizador, entre outros brindes cedidos por empresas parceiras, foram sorteados entre os agricultores.
O 2° Encontro Municipal de Produtores de Arroz contou com apoio do Badesc, Cooperativa Regional Agropecuária Vale do Itajaí (Cravil), Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Sistema de Crédito Cooperativo (Sicredi) e Concessionária Camvel Volkswagen.
error: Este conteúdo é protegido. As fontes estão mencionadas no final da matéria.