Feira do Produtor Rural estimula a agricultura familiar em Camboriú

Desde o dia 17 de outubro de 2017, a Feira do Produtor Rural é realizada em Camboriú. Promovida pela Secretaria de Agricultura do município e pela Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), a feira é composta exclusivamente por produtores familiares, que participam integramente da cadeia de produção dos alimentos. Atualmente, sete produtores expõem e comercializam itens de hortifrutigranjeiros e produtos artesanais.

“É realmente a família que cultiva e vende seus produtos, todos provenientes da nossa zona rural. Esse é o fator mais importante. A feira estimula os pequenos produtores e move a economia do município”, declara a diretora do Serviço de Inspeção de Camboriú, Samara Stella Soares. Dentre os produtos comercializados, incluem-se os de hortifruti; embutidos artesanais, dentre os quais, linguiça, salame e mortadela; galinha e ovos caipiras; pastel com caldo de cana; e demais produtos caseiros, como conservas, geleias, queijos e pães.
A feira é realizada em dois locais diferentes, de acordo com o dia da semana. Nas quartas-feiras, ela é montada na Rua Maurício Garcia, no Centro, atrás da Praça dos Expedicionários; e aos sábados, no estacionamento do CAIC Jovem Ailor Lotério, no bairro Monte Alegre. A feira inicia às 7 horas e vai até o meio-dia. A estrutura, infraestrutura e montagem são fornecidas pelo Município.
Para participar da feira, o produtor rural deve apresentar uma declaração de aptidão emitida pelo Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), na sede da Secretaria de Agricultura – Avenida José Francisco Bernardes, nº 258, Centro. A emissão da declaração é feita pela Epagri.
error: Este conteúdo é protegido. As fontes estão mencionadas no final da matéria.