Filhote de baleia-franca que estava preso em rede é resgatado

O filhote de baleia-franca que estava preso em uma rede de emalhe teve o objeto retirado por uma equipe de técnicos e bombeiros na tarde desta quinta-feira (23) em Garopaba, no Sul do estado, informou a Associação R3 Animal. O grupo conseguiu fazer o corte da malha. O filhote aparentava estar cansado, conforme o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

O animal foi visto pela primeira vez com a rede em Florianópolis na quarta (22), na praia do Pântano do Sul. Nesse dia, a equipe já tentou fazer a retirada do objeto, mas não foi possível. Na manhã desta quinta, o filhote foi novamente visto, desta vez na Praia Central de Garopaba. Ele foi avistado por pescadores.



Rede que estava presa a filhote de baleia-franca em Garopaba (Foto: Associação R3 Animal/Divulgação) Rede que estava presa a filhote de baleia-franca em Garopaba (Foto: Associação R3 Animal/Divulgação)

O mamífero, que tem entre cinco e seis metros, estava acompanhado da mãe, que tem 14 metros de comprimento. A proximidade dela, que tentava proteger o filhote, dificultou o trabalho da equipe.

Duas embarcações, uma da Polícia Federal e outra de pescadores, foram usadas no resgate. A equipe se aproximou do filhote com um bote do Corpo de Bombeiros. Segundo a associação, foram necessárias três horas de trabalho para que a rede fosse cortada e removida totalmente.

Como ajudar

error: Este conteúdo é protegido. As fontes estão mencionadas no final da matéria.