Financiamento internacional é aprovado na Câmara de Itajaí

O Município de Itajaí confirmou mais passo para a concessão do financiamento internacional na manhã desta sexta-feira (16). O Projeto de Lei de autorização para a Prefeitura contratar a operação de crédito externo junto ao Fundo Financeiro para Desenvolvimento da Bacia do Plata (Fonplata) foi aprovada na Câmara de Vereadores de Itajaí. O valor do empréstimo é de US$62 milhões.

“A aprovação do projeto aconteceu depois de intenso debate, reuniões e muito trabalho que envolveu a comunidade, a Câmara de Vereadores e diversos técnicos do executivo”, comenta Alcides Volpato, Coordenador do Planejamento Estratégico do Município de Itajaí – PEMI 2040. “O trâmite no legislativo é um procedimento legal, que precisa ser cumprido, e Itajaí está numa posição de vanguarda neste sentido”, complementa Volpato, uma vez que “o processo aconteceu com efetividade, com rapidez, diferente de situações semelhantes, de outros lugares, onde observamos que aconteceram atrasos, morosidade e até de perda de recursos”, finaliza ele.

Este projeto é operacionalizado por diversos órgãos públicos do Município de Itajaí, desde o Planejamento Estratégico do Município de Itajaí até as Secretarias de Urbanismo, Obras e Fazenda, a Procuradoria Geral e a Fundação de Meio Ambiente de Itajaí, a FAMAI, além da Chefia de Gabinete do Prefeito.

Na próxima semana, uma missão do Fonplata estará em Itajaí para avaliar aspectos técnicos e burocráticos. A comitiva cumpre uma das etapas do processo para a liberação da verba em que os técnicos do município vão apresentar à equipe do visitante os documentos e os projetos, que serão avaliados sob os critérios do fundo de desenvolvimento.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com