Fotografia aérea de Balneário Camboriú, de 1969, será restaurada e cedida à comunidade.

O restauro e difusão de uma fotografia aérea de Balneário Camboriú é o principal objetivo do projeto “A Grande Foto”, do Núcleo Catarinense de Fotografia que foi contemplado pela Lei Municipal de Incentivo a Cultura edital 006/2018.

Este importante documento da cidade foi produzido em 1969, pela VASP Aerofotogrametria S.A., sob encomenda do então Prefeito, Higino João Pio. Ao total, foram produzidas 361 fotos aéreas que, quando sobrepostas, formam uma Grande Foto de Balneário Camboriú.



A imagem nos apresenta um recorte do espaço, correspondente ao território da cidade, com características que reforçam a construção da identidade cultural da região, e revela o impressionante crescimento urbano em um curto espaço de tempo.

Além do restauro e montagem das imagens, um relatório está sendo desenvolvido para registrar e organizar as informações técnicas sobre a aerofotogrametria, sobre a paisagem registrada em 1969 e também sobre a história do município.

Como resultado, será produzido um quadro com as fotografias restauradas e montadas, que ficará em exposição permanente no Arquivo Histórico Municipal. Folders com a imagem e informações do relatório serão distribuídos gratuitamente às escolas municipais e à população. O arquivo digital da Grande Foto e o relatório técnico serão doados ao Arquivo Histórico e ficarão disponíveis para download gratuito no blog do projeto.

A equipe é composta por membros do Núcleo Catarinense de Fotografia (NCF) e colaboradores:
Coordenação geral e restauração de imagens: Sergio Antonio Ulber ([email protected])
Pesquisa: Gabriel Gallarza
Projeto gráfico e diagramação: Felipe Gallarza
Assessoria de Imprensa: Rafaela Cruz

Para mais informações, acesse e acompanhe o blog: https://agrandefoto.wordpress.com

error: Este conteúdo é protegido. As fontes estão mencionadas no final da matéria.