Fucam recolhe 1.250 lâmpadas fluorescentes no EcoPonto de Camboriú

A equipe da Fundação do Meio Ambiente (Fucam) de Camboriú, em parceria com uma empresa de destinação de resíduos, recolheu 1.250 lâmpadas fluorescentes no EcoPonto do município na última sexta-feira, dia 15. Todo o material receberá destinação ambientalmente correta.

“As lâmpadas irão passar por um processo de triagem, reciclagem e descontaminação. Em uma máquina específica, serão trituradas, o que separa o vidro e o soquete de alumínio. O equipamento conta com filtros que retêm as partículas de fósforo, sódio e mercúrio. As partes passíveis de reciclagem serão encaminhadas para cooprocessamento e os rejeitos que tem contaminantes serão, por fim, enviados para um aterro industrial classe 1”, explica a engenheira ambiental e chefe da divisão de água e esgoto, Ana Júlia Feuzer Matos.



A presidente da Fucam, Liara Rotta Padilha Schetinger, explica que, conforme a política nacional de resíduos sólidos, os estabelecimentos comerciais que vendem lâmpadas são obrigados a receber o material depois de usados. “Moradores podem destinar outros materiais como pneus, vidro e eletroeletrônicos, que não são recolhidos pela coleta seletiva, no EcoPonto do município”, completa. O EcoPonto está localizado na Rua Rio Pardo, no bairro Rio Pequeno. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com