Fundação do Meio Ambiente de Itajaí se prepara para 2040 fazendo a diferença hoje

Como destaque das ações imediatas da Fundação do Meio Ambiente de Itajaí (FAMAI), foi apresentado a reativação do Centro de Educação Ambiental, a melhoria nas instalações do Parque Natural Municipal do Atalaia, uma consistente participação da FAMAI na Volvo Ocean Race e a captação de recursos viabilizados pela Fundação do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (FATMA), como ações de sucesso alinhadas ao Planejamento Estratégico do Município de Itajaí (PEMI 2040).

A FAMAI recebeu o Escritório PEMI, na manhã desta sexta-feira (23), para falar sobre o andamento das ações imediatas da Fundação. Na conversa, Victor Valente Silvestre, Superintendente da fundação e Rafaela Pereira de Souza, Assessora do Gabinete e Multiplicadora do PEMI, apresentaram as ações com eficácia da Fundação, bem como novidades e propostas de inovação para o futuro.

A reinauguração do Centro de Educação Ambiental, que localiza-se na Praia do Atalaia e que está desativado há mais de 5 anos, é um projeto que encontra-se já pronto. De acordo com o Superintendente da Fundação, a reativação do espaço se dará com recursos captados pela FATMA, “estes recursos são oriundos do compromisso de compensações ambientais decorrentes e a Fundação já se antecipou, estando com o processo pronto aguardamos agora os trâmites legais junto à FATMA”. O centro, que conta com salas multiuso e até auditório, servirá de apoio para a Diretoria de Unidades de Conservação e Educação Ambiental viabilizar a política municipal de Educação ambiental de Itajaí.

Já o Parque do Atalaia, que  integra uma das seis unidades de conservação ambiental do Município de Itajaí, possui uma série de equipamentos públicos que necessitam de manutenção e conservação. O parque, que foi criado em 2007, é utilizado pela população para contemplação da natureza, caminhadas ecológicas pelas suas duas trilhas e prática de vôo livre a partir de seu topo. Ele possui, muito, além disso, a função de proteger nossos ecossistemas naturais de relevância ecológica e biodiversidade.

 

Itajaí Stopover

Victor Silvestre acompanhou a comitiva de Itajaí que esteve na cidade de Aukland, ilha Norte da Nova Zelândia, de onde os veleiros da Volvo Ocean Race partiram, no sábado (18), rumo a Itajaí. Na oportunidade, o Superintendente da FAMAI, aproveitou para cumprir uma agenda intensa onde conheceu diversas iniciativas de promoção do meio ambiente daquele país e que deu a possibilidade, inédita para Itajaí, de estabelecer intercâmbio de servidores da FAMAI com aquela cidade.

Após cumprir agenda oficial da comitiva com o Vice-Prefeito da cidade de Aukland, Bill Cashmore, ele teve a oportunidade de se reunir com Ian Stuple, que é o gerente do sistema de gerenciamento de resíduos da cidade. Além de saber como Aukland recicla mais de 60% de seus resíduos, também houve discussão sobre eles desempenham o papel de educação ambiental, “eles nos abriram algumas possibilidades para discutirmos internamente a forma de gerenciarmos nossos resíduos em Itajaí”, comenta Victor. Lá ele também conheceu, por meio de agenda organizada com auxílio da embaixada brasileira, os processos de mitigação e investigação dos impactos ambientais causados pelo porto daquela cidade, que, como o de Itajaí, também é público.

Silvestre celebra ainda que na Nova Zelândia foi garantida a participação de Itajaí na campanha Clean Seas, proposta da Organização das Nações Unidas (ONU) e aderida para esta versão da regata mundial promovida pela Volvo. “Este ato, formalizado por este importante evento esportivo, abre a oportunidade para o início de diversas ações e campanhas relacionada ao cuidado com os mares para o Município de Itajaí”, esclarece ele.

A FAMAI, durante a passagem da regata Volvo Ocean Race por Itajaí, organiza também um evento focado no combate ao lixo marinho, tema da campanha da ONU. Ele será em formato de seminário, promovido em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina e o Ministério Público Federal, com a presença de diversos convidados e especialistas na área e que acontecerá no dia 17 de abril, no auditório do Centro de Eventos de Itajaí.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com