Hortas das escolas de Balneário Camboriú estão sendo revitalizadas

“Quem quer botar a mão na terra?”, foi assim que os alunos do 2º ano do Centro Educacional Municipal (CEM) Dona Lili iniciaram o plantio de mudas de salsa na tarde desta terça-feira (15). As mudas foram repassadas pelo Departamento de Economia Artesanal (DEA), da Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social, que está realizando a revitalização das hortas das unidades de ensino de Balneário Camboriú.

Com a pazinha para fazer o buraco e com auxílio de uma equipe do DEA e de professoras, as crianças plantaram cerca de 20 mudas de salsa. Uma experiência nova para os alunos, como foi o caso das trigêmeas Sophia, Valentina e Isadora, de sete anos. “Nunca tínhamos plantado nada. Já brincamos com terra, mas plantar foi a primeira vez”, comentou uma das irmãs.

Segundo a gestora do CEM Dona Lili, Magali Kehrwald, os alunos participam de todo o processo, desde o plantio até a colheita. “Junto com a professora de ciências, nossos alunos fizeram todo o processo de compostagem da horta. Já tínhamos plantado berinjela, espinafre, tomate e o DEA nos repassou mudas de salsa, cebolinha e couve”, explicou a gestora contando ainda que os produtos colhidos são utilizados na merenda escolar e, assim que a horta estiver bem farta, também serão distribuídos para os alunos levarem para casa.

Para ajudar em todo esse processo equipes do DEA estão dando orientações nas escolas sobre plantio e auxiliando na revitalização. “Algumas escolas já têm hortas prontas e estamos dando orientações técnicas aos funcionários e estudantes de como realizar o plantio. Em outras estamos revitalizando todos os canteiros que estavam desativados”, explicou o diretor do Departamento de Economia Artesanal, Marco Dalmas.

Outras unidades de ensino também terão suas hortas revitalizadas pela equipe do DEA, como é o caso do Núcleo de Educação Infantil (NEI) Brilho do Sol que já está organizando o espaço para montar a horta. “Estamos preparando o espaço, o DEA vai doar as mudas e nos ajudar com os canteiros. Nossas crianças que vão fazer o plantio para participar de todo o processo”, disse a gestora do NEI Brilho do Sol, Patrícia Tessaro.

____________________
Informações Adicionais:

Departamento de Economia Artesanal (DEA)
(47) 3366-2749

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com