Hospital Ruth Cardoso está sem tomógrafo há mais de 15 dias

O Hospital Ruth Cardoso de Balneário Camboriú está sem aparelho de tomografia computadorizada há pelo menos 15 dias. O equipamento estragou no início do mês e, até o momento, não foi consertado.
Pacientes do município tem que se deslocar para o Hospital Marieta, em Itajaí, para realizar o exame.

O translado tem sido feito com os veículos da secretaria de saúde e, dependendo da gravidade do caso, por ambulâncias do SAMU de Balneário.



Além de ocupar as equipes da saúde e do SAMU, que deveriam estar executando outros serviços e atendendo emergências, a falta do equipamento pode estar custando vidas.

O tempo de espera para realização do exame e os procedimentos para o deslocamento, podem piorar o quadro clínico do paciente.
Um caso de acidente de transito ou um AVC, por exemplo, que precisa de um diagnóstico rápido para saber a extensão da lesão, pode se agravar pela demora ou pelo deslocamento de ambulância para o exame na cidade vizinha.

Reparo

Somente a fabricante do aparelho tem autorização para fazer a manutenção do mesmo em todo território nacional. O edital para contratação, com dispensa de licitação, da Philips Medical Systems LTDA foi publicado no dia 17 de outubro de 2018. De acordo com informações apuradas pela reportagem, a empresa deu um prazo de 25 dias, a partir do dia 24/10, para a solução do problema, alegando que a peça para o reparo do tomógrafo é importada e não tem a pronta entrega no Brasil. A manutenção, com peças e serviços, está orçada em R$ 283.962,70.

Em resumo, o Hospital pode ter que ficar quase 2 meses sem exames de tomografia.

Manutenção

O aparelho, comprado em 2010 para o extinto Hospital Santa Inês, sofre com manutenção constante. Está velho e defasado.
Só nos últimos 4 anos, a prefeitura de Balneário já gastou mais de R$1,1 milhão em reparos e consertos do tomógrafo. Com o valor já gasto em manutenção, é possível comprar um equipamento novo. Um aparelho de tomografia computadorizada custa hoje de 800 a 1 milhão de reais.

 

 

error: Este conteúdo é protegido. As fontes estão mencionadas no final da matéria.