Instituições assinam termo de compromisso para integrar o Centro de Inovação de Itajaí

O Município de Itajaí investe na inovação da gestão pública para o desenvolvimento sustentável da cidade. No dia 20 de Novembro, durante reunião do Conselho Consultivo do Projeto InovAmfri, em Florianópolis, foram assinados dois termos de compromisso para o funcionamento do Centro de Inovação de Itajaí. A obra deve ser entregue no próximo ano como encubadora e aceleradora de empresas.

Um dos destaques do evento foi a participação do Prefeito Volnei Morastoni durante a assinatura do Termo de Compromisso em prol do empreendedorismo e inovação das empresas e entidades participantes do Centro de Inovação. O documento foi assinado em conjunto com as instituições que já manifestaram interesse em integrar o complexo: UFSC, Univali, Sebrae e Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (Acate).

“O nosso Centro de Inovação é uma ponte para o futuro. Estamos pensando no desenvolvimento de Itajaí e região com o apoio às novas tecnologias”, ressalta o prefeito. Na ocasião, também foi assinado outro Termo de Compromisso, que diz respeito à qualificação da gestão pública no Centro de Inovação.

A Itajaí Participações, empresa pública do Município de Itajaí, é responsável pela gestão da unidade na Itaipava e realiza a captação de investidores para o local que será o Distrito de Inovação. “Buscamos o empoderamento regional e atrair investidores, com a missão de gerar empregos. Além de grandes empresas de tecnologia, queremos atrair aqueles pequenos empreendedores que vão ajudar a desenvolver a economia de Itajaí e região”, avalia o presidente Jair Bondicz.

O Ministro de Ciência e Tecnologia e Comunicações, Gilberto Kassab, participou do encontro e destacou que Santa Catarina é exemplo para todo o país nos aspectos de desenvolvimento, pesquisa e inovação. O Governador Raimundo Colombo também esteve presente e acompanhou a discussão sobre inovação como pilar do desenvolvimento das cidades.

O investimento na ordem dos R$ 7,5 milhões é uma parceria do Governo do Estado com o Município de Itajaí, que deu quase R$ 230 mil referente ao terreno. O empreendimento de quatro mil metros quadrados de área construída, conta com térreo, mezanino e mais quatro pavimentos para receber incubadoras e aceleradoras de empresas, laboratórios de ponta, espaço para orientação aos empreendedores, centro de pesquisa e desenvolvimento, além de um centro de treinamento.

A iniciativa faz parte do programa Inova SC do Governo do Estado que mapeou regiões estratégicas de Santa Catarina para construção de Centros de Inovação. No local, empreendedores terão todo o suporte de ciência, tecnologia e inovação para a criação de novos negócios, geração de emprego e intensificação da pesquisa científica e tecnológica. O objetivo é conectar instituições de ensino, empresas e poder público, atuando como disseminador da cultura da inovação.

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com