Itajaí amplia vacinação contra gripe influenza para toda população

O Município de Itajaí, por meio da Secretaria de Saúde, ampliou a vacinação contra gripe influenza para toda população. A medida inicia nesta quinta-feira (21) e segue até que se esgotem os estoques em todas as unidades básicas de saúde. O objetivo é aumentar a cobertura vacinal na cidade, imunizando mais pessoas e diminuindo a circulação dos vírus da influenza.

Até esta quarta-feira (20), o município imunizou 31.024 pessoas, totalizando 81,43% da meta da campanha. Também foram aplicadas 8.924 doses em doentes crônicos e 4.809 doses em clínicas particulares para outros grupos. Entre os grupos prioritários, os que mais se vacinaram foram os idosos (93,64%) e trabalhadores de saúde (85,24%). Já os com menor índice de imunização foram as puérperas (54,8%), os professores (62,12%) e as gestantes (68,49%).



“Fizemos uma contagem do nosso estoque de vacinas nesta quarta-feira e, em função da quantidade de doses disponíveis nas unidades e da baixa procura pelo grupo prioritário, decidimos estender a vacinação para toda população, até o fim dos estoques. Entendemos que quanto mais pessoas imunizadas, menor é a circulação do vírus no município”, observa o secretário de Saúde de Itajaí, Celso Luiz Dellagiustina.

Previna-se

A vacina contra influenza é a forma mais eficaz de prevenir complicações graves em função da gripe, como internações, pneumonia bacteriana e por outros vírus, sinusite, otite e desidratação. A imunização oferecida gratuitamente na rede pública protege contra três tipos de vírus da influenza: H1N1, H3N2 e Influenza B.

Os vírus circulam durante todo o ano, intensificando-se principalmente no período de inverno, quando as pessoas buscam se abrigar do frio em ambientes fechados, o que favorece a transmissão. Por isso, é importante manter os ambientes ventilados e lavar as mãos frequentemente. Neste ano, Itajaí já registrou seis casos de gripe influenza, a maioria deles em crianças.

Os principais sinais e sintomas da gripe, em geral, são: febre alta, calafrios, tosse, que pode ser seca ou com expectoração, dor de cabeça, dor de garganta, cansaço, dor muscular e coriza.

error: Este conteúdo é protegido. As fontes estão mencionadas no final da matéria.