Itajaí inicia processo para implantação de hidrômetros eletrônicos

O serviço Municipal de Água e Saneamento (Semasa) da prefeitura de Itajaí abre esta semana uma licitação para a compra de 15 mil hidrômetros que vão usar uma tecnologia diferente.

Os novos relógios d’água serão eletrônicos e terão sinais de rádio que vão avisar, na hora, se o aparelho tá sendo adulterado ou se tem alguma variação de consumo que possa indicar vazamento.



De acordo com Diego Antônio da Silva, diretor-geral da autarquia, dos 15 mil novos hidrômetros, 5,7 mil já virão com a tecnologia de “telemetria” (leitura à distância) acoplada e pronta para funcionar. Eles farão parte de um projeto piloto em algumas regiões da cidade, pra ver se o sistema realmente funciona. “Esse projeto vai encampar a Praia Brava, Cabeçudas, Fazenda e os 800 maiores consumidores da cidade, como grandes empresas, o presídio e o hospital Marieta”, informa.

Nesses locais, os hidrômetros serão trocados sem custos ao consumidor. O projeto deve começar em dezembro deste ano.
Já as novas ligações ou as trocas de aparelho receberão os novos hidrômetros que, apesar de terem a capacidade de receber a nova e moderna tecnologia, vão funcionar pelo sistema antigo. Isso, pelo menos até que o projeto piloto apresente os resultados.

O projeto ainda prevê um aplicativo para o consumidor acompanhar o consumo em tempo real, mas esse recurso ainda não tem data para ser implantado.

Itajaí tem cerca de 60 mil unidades consumidoras ligadas à rede do Semasa. Problemas como “gato” (furto) e inversão do hidrômetro estão entre as fraudes comuns encontradas entre os consumidores e que acabam gerando prejuízo ao Semasa. Só este ano, os fiscais da autarquia pegaram 238 fraudes.

A nova tecnologia também tem uma precisão maior de leitura (99%). A usada atualmente tem entre 85% e 90% de precisão.
O Semasa ainda não sabe quanto custarão os novos hidrômetros, mas a licitação terá um preço base de R$ 7 milhões, contando todos os investimentos para que possa ser implantada.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com