Itajaí marca presença na primeira turma de capacitação do projeto Aedes na Mira

A primeira turma da Capacitação de Entomologia aplicada à Saúde Pública do Projeto Aedes na Mira, promovida pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), conta com um representante de Itajaí. O coordenador do Programa de Controle da Dengue, Lúcio Vieira, foi selecionado pelo conselho estadual de Secretarias de Saúde (Cosems) para participar da atividade, que inclui aulas à distância e presenciais – apenas dois profissionais do Estado foram escolhidos para fazer o curso.

Desde o início desta semana, Lúcio Vieira está em Brasília para participar da etapa presencial, com carga horária de 40 horas. As aulas são realizadas em um dos laboratórios da Faculdade de Saúde da Universidade de Brasília (UnB) e têm como objetivo repassar noções intermediárias sobre biologia de insetos e vetores, identificação de mosquitos (com destaque para o Aedes aegypti), vigilância em saúde, além de orientações em vigilância entomológica e controle dos vetores.



“Com esse treinamento, o município de Itajaí passa a ser referência para o Estado de Santa Catarina e o Brasil para atuar no controle de vetores, quando solicitado pelo CONASEMS. O aprendizado e as novas técnicas vistas no curso também serão empregados na cidade para conseguirmos um resultado ainda melhor no trabalho diário”, comenta o coordenador.

Todas as etapas da capacitação foram elaboradas em parceria com a Associação Brasileira de Profissionais de Epidemiologia de Campo (ProEpi). Os servidores municipais que participam do treinamento ainda poderão compartilhar esse conhecimento com seus colegas de trabalho para disseminar as informações de prevenção às doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti, como dengue, chikungunya, zika vírus, entre outras.

error: Este conteúdo é protegido. As fontes estão mencionadas no final da matéria.