Itajaí realiza ações no Dia Nacional de Combate ao Fumo

Em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Fumo, profissionais do Programa de Tabagismo de Itajaí promoveram, nesta terça-feira (29) de manhã, uma ação na recepção da Unidade de Assistência Médica Especializada, no Centro Integrado de Saúde (CIS). Foram entregues materiais informativos para conscientizar a população sobre os malefícios do cigarro, além de orientar os moradores interessados em parar de fumar sobre os grupos antitabagismo que existem no município.

De acordo com a enfermeira responsável pelo Programa de Tabagismo do município, Katheryne Santos, muitas vezes o fumante precisa de ajuda para abandonar o vício. Por isso, a Secretaria de Saúde oferece tratamento gratuito aos usuários, incluindo assistência psicológica, grupos de apoio em várias unidades básicas de saúde e atenção farmacêutica. “As equipes das unidades onde existem grupos ajudam os participantes a deixar de fumar, fornecendo-lhes todas as informações e estratégias necessárias para direcionar seus esforços nesse sentido”, explica.

Além das ações na Unidade de Assistência Médica Especializada do CIS, as unidades básicas de saúde do município também estão promovendo atividades educativas e de orientações à população nesta terça-feira.

Dia Nacional de Combate ao Fumo

O principal objetivo do Dia Nacional de Combate ao Fumo é reforçar ações nacionais que sensibilizem a sociedade sobre os prejuízos que o tabaco pode acarretar, seja socialmente, economicamente, ambientalmente e à saúde das pessoas. O tabagismo é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a principal causa de morte evitável em todo o mundo.

Além disso, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), não é apenas o fumante que corre risco que adoecer devido ao cigarro, mas também o fumante passivo, ou seja, a pessoa que absorve a fumaça do cigarro por estar próximo de indivíduos que fumam. O tabagismo também está associado às doenças crônicas não transmissíveis e pode ser um fator de risco para o desenvolvimento de outras doenças, como tuberculose, infecções respiratórias, úlcera gastrintestinal, impotência sexual, infertilidade em mulheres e homens, osteoporose, catarata, entre outras.

Conforme o INCA, se comparado a alguém que não fuma, o fumante tem risco dez vezes maior de desenvolver câncer de pulmão e cinco vezes mais chances de sofrer um infarto. Em mulheres, a combinação com a pílula anticoncepcional eleva em dez vezes o risco de derrame e infarto.

Os benefícios de parar de fumar

1ª hora: A pressão, o pulso e temperatura normalizam, o hálito e o paladar melhoram
24 horas: Normalizam os níveis de monóxido de carbono e de oxigênio
1º mês: A circulação melhora
6 meses: A respiração é mais fácil
1º ano: A probabilidade de doenças do coração cai pela metade
5 anos: Reduz o risco de câncer no pulmão em até 50%

Como parar de fumar?

-O primeiro passo é estar decidido a parar de fumar.
-Reflita sobre o papel do cigarro em sua vida e sobre os ganhos que você terá ao abandonar o vício.
-Entenda que o tabagismo é uma dependência química e faz mal à saúde – ele está diretamente associado a 50 diferentes doenças.
-Resista à vontade de fumar. A fissura costuma durar apenas cinco minutos.
-Identifique quais circunstâncias estimulam a vontade de fumar e tente evitá-las.
-E reconheça quando a ajuda médica for necessária: a rede pública de saúde oferece tratamento gratuito para quem deseja parar de fumar, incluindo avaliação clínica, participação em grupos e, se necessário, uso de medicamentos.

Quem deseja parar de fumar também pode buscar orientações junto ao Programa de Tabagismo, na Unidade de Assistência Médica Especializada do CIS, com a enfermeira Katheryne ou ainda pelo telefone (47) 3247-9744, das 7h às 13h. Os fumantes ainda podem participar dos grupos de apoio nas unidades de saúde do município.

Confira as unidades que oferecem grupos de tabagismo:

– Unidade de Assistência Médica Especializada no Centro Integrado de Saúde (CIS)
– Unidade de Saúde de Espinheiros
– Unidade de Saúde Jardim Esperança
– Unidade de Saúde Itaipava
– Unidade de Saúde Nossa Senhora das Graças
– Unidade de Saúde Portal 2
– Unidade de Saúde Rio Bonito
– Unidade de Saúde Votorantim

_____________________________
Informações adicionais:
Secretaria de Saúde de Itajaí
(47) 3249-5500

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com