Itajaí realiza testagem rápida de doenças em estudantes da Univali

Para aumentar a detecção de casos de infecções sexualmente transmissíveis, o Município de Itajaí realiza nesta terça-feira (8) uma campanha de testagem rápida em estudantes da Universidade do Vale do Itajaí (Univali). Desde o começo da manhã, estão sendo oferecidos testes gratuitos para diagnóstico do HIV/AIDS, sífilis e hepatites B e C. A expectativa é testar cerca de 300 pessoas durante todo dia.

As testagens dos estudantes estão sendo feitas ao lado do anfiteatro da Univali, até as 21h. Além dos testes rápidos, a equipe também está repassando informações e orientações sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis, bem como entregando preservativos femininos e masculinos e géis lubrificantes. Quem faz o teste ainda recebe um aconselhamento da equipe sobre as doenças, cuidados e onde buscar tratamento em caso de resultado positivo.

“Temos percebido um aumento de casos de HIV e sífilis no público jovem, que não está se prevenindo e usando preservativo. Por isso, temos que estar atentos a essa população, dando orientações para prevenção e também fazendo a detecção de casos e o devido encaminhamento para tratamento”, explica a gerente de IST/AIDS/HV, Jacqueline Koch.

A campanha faz parte de uma série de ações que a Vigilância Epidemiológica, por meio da Gerência de IST/AIDS/HV, está promovendo nas faculdades e estabelecimentos de ensino do município. O objetivo é aumentar a detecção de casos e iniciar o tratamento dos pacientes, em especial os jovens, já que existem muitos casos de pessoas que contraíram alguma dessas doenças e ainda não sabem.

________________________________
Informações adicionais:
Secretaria de Saúde de Itajaí
Vigilância Epidemiológica
(47) 3249-5500

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com