Itajaí reforça vacinação contra Influenza com equipes volantes

Para intensificar a vacinação contra a gripe Influenza, a Secretaria de Saúde de Itajaí, por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica, estabeleceu equipes volantes para facilitar o acesso às pessoas que fazem parte do grupo de risco. Profissionais de saúde vacinarão a população em hospitais, asilos, instituições públicas e entidades assistenciais, entre outros pontos do município. O objetivo é ampliar a cobertura vacinal e proteger ainda mais pessoas contra a doença.

Nesta terça e quarta-feira (24 e 25), servidores do Centro de Referência Médico São Judas estão vacinando os idosos que frequentam o Centro de Convivência de Idosos (CCI), da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. Cerca de 80 pessoas já receberam a vacina e a intenção é vacinar outros 100 idosos nesta quarta-feira. No local, a unidade também está verificando a pressão arterial, índice de glicemia e entregando as carteiras da Saúde do Idoso para acompanhamento.



A aposentada Maria Araldi da Silva, 89 anos, aproveitou a ida ao CCI para se vacinar contra gripe. Ela conta que toma a vacina anualmente e desde então não teve mais a doença. “Falta um mês para completar 90 anos e só fui duas vezes para um hospital. Sempre tomo a vacina da gripe e nunca tive problema”, conta.

Salas extras

Além das equipes volantes, a Vigilância Epidemiológica também abriu duas salas de vacina extras: uma na Unidade de Assistência Médica Especializada do CIS, das 8h às 12h e das 13h às 17h; e outra no Centro de Referência de Doenças Infecciosas (Ceredi), próximo ao Itajaí Shopping, das 10h às 14h. Ao todo, são 29 pontos de vacinação no município.

Podem se vacinar gratuitamente crianças maiores de seis meses e menores de cinco anos, idosos, gestantes, mulheres até 45 dias após o parto, trabalhadores de saúde, professores de escolas públicas e privadas e pessoas com doenças crônicas não transmissíveis ou outras condições especiais. Também serão vacinados contra Influenza adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

A meta de Itajaí é imunizar 90% da população do grupo de risco, que totaliza 51.356 pessoas. A campanha de vacinação contra Influenza segue até dia 1º de junho. Quem não puder comparecer a uma unidade de saúde durante a semana terá a oportunidade de se imunizar no Dia D, que está previsto para o segundo sábado de maio (12), quando todas as unidades abrirão das 8h às 17h.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com