IV Seminário PETGraduaSUS e III Seminário VerSUS acontecem nesta quarta-feira

Os resultados do projeto PETGraduaSUS e as vivências realizadas no Sistema Único de Saúde de Itajaí serão compartilhadas, na próxima quarta-feira (6), durante o IV Seminário PETGraduaSUS e o III Seminário VerSUS. Os eventos são destinados a discentes, docentes e preceptores da Rede de Atenção à Saúde do município e ocorrem de manhã e à noite, no campus Itajaí da Univali. A iniciativa é promovida pela Univali em parceria da Secretaria de Saúde de Itajaí.

A programação inicia às 8h nos Auditórios I, II (blocos F4), IV (bloco E1), Auditório do CV e do Direito (bloco D). Pela manhã haverá socialização das experiências PETGraduaSUS e VerSUS. Já à noite, a abertura do evento começa às 19h, no Auditório do Direito (bloco D), com uma mesa redonda sobre a Política Nacional de Atenção Básica (PNAB). Das 21h às 22h30, haverá apresentação de banners na tenda ao lado do Teatro da Univali.

O IV Seminário PETGraduaSUS tem como objetivo mostrar os avanços realizados no segundo semestre de 2017 em prol da defesa do direito à saúde e da formação profissional crítico-reflexiva para o SUS dos acadêmicos participantes. O programa incentiva mudanças nos cursos de graduação na área da saúde para uma formação qualificada para o SUS, promovendo atividades que envolvam ensino, pesquisa, extensão universitária e participação social.

No segundo semestre de 2017, através de um trabalho coletivo envolvendo a Univali e a Rede de Atenção à Saúde de Itajaí, foram realizadas inserções (visitas) de acadêmicos dos 1º, 2º, 3º e 4º períodos de 11 diferentes cursos do Centro de Ciências da Saúde, totalizando 1400 graduandos, nos espaços de Atenção Básica (Unidades de Saúde), Rede de Urgência e Emergência e de Especialidades, bem como em espaços de exercício de controle social e participação popular.

Já as vivências na realidade do Sistema Único de Saúde (VerSUS) são dispositivos que permitem aos estudantes experimentarem um novo espaço de aprendizagem, que é o cotidiano de trabalho das organizações e serviços de saúde. O estágio possibilita a formação de profissionais éticos, comprometidos com as necessidades de saúde da população, pois vivenciam o real funcionamento do SUS.

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com